As notas do PSG-Benfica: João Mário teve sangue frio para resgatar ponto

Empate foi novamente o resultado no embate entre franceses e águias. Apuramento para os oitavos de final está mais próximo e pode ser selado na próxima jornada.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
12/10/2022 08:02 ‧ 12/10/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica continua invicto nesta temporada e na noite de terça-feira deu mais um passo rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. As águias visitaram e arrancaram um empate na visita ao PSG (1-1), e podem já selar o apuramento para a fase seguinte na próxima jornada, altura em que recebem os italianos da Juventus. 

No Parque dos Príncipes, as águias de Schmidt foram para intervalo a perder, mas regressaram de espírito renovado para o segundo tempo e conseguiram resgatar um ponto, tal como já haviam feito há uma semana, na Luz. 

Feitas as contas, o Benfica encontra-se, à entrada para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, com oito pontos, mais cinco do que a Juventus, e em igualdade pontual com o PSG. Além disso, elevou para 17 jogos sem conhecer o sabor da derrota: 14 vitórias e três empates. 

Mas vamos aos protagonistas. 

A figura

Depois de uma ponta final de temporada para esquecer em 2021/22 seria difícil imaginar que João Mário seria uma das figuras mais importantes do novo Benfica de Roger Schmidt. Assinou nova exibição competente e voltou a mostrar sangue frio na hora de converter uma grande penalidade sob alta pressão. Primeiro em Turim e depois em Paris. Fundamental nesta boa campanha do Benfica na Liga dos Campeões. 

A surpresa 

António Silva ficou diretamente ligado ao golo do PSG, por ter cometido a falta sobre Bernat que se tornou na grande penalidade transformada em golo por Mbappé, mas não se deixou afetar por tal momento negativo. Parou, respirou e conseguiu recuperar o nível de concentração para assinar uma exibição positiva e segura. Também é a partir destes momentos que os jovens jogadores podem crescer. 

A desilusão 

Neymar conseguiu arrancar aplausos das bancadas, graças às fintas vistosas que, no fim de contas, não trouxeram resultados práticos para quem queria vencer o jogo. A sua qualidade é inegável, mas frente ao Benfica voltou a ser pouco efetivo e raramente conseguiu criar lances de perigo na noite de ontem. 

Os treinadores 

Christophe Galtier

O PSG perde capacidade de quebrar linhas na ausência de Lionel Messi e a abordagem do campeão francês foi mais do previsível. Fica sempre a sensação que uma equipa com jogadores deste calibre deve jogar muito mais daquilo que joga, sendo que a primeira parte foi mais bem conseguida do que a segunda.  

Roger Schmidt

Sem David Neres, o treinador do Benfica optou por lançar Fredrik Aursnes e reforçar o meio-campo para travar o ímpeto ofensivo do PSG. A estratégia acabou por ter alguns resultados visíveis e o principal objetivo, que era pontuar, acabou por ser alcançado.

O árbitro 

O árbitro inglês Michael Oliver teve uma noite algo agitada, mas decidiu quase sempre bem, seja no critério aplicado nas grandes penalidades, seja pela forma como foi segurando o nível de agressividade com a gestão dos cartões amarelos. 

Leia Também: A festa dos adeptos do Benfica após o empate na visita ao PSG

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga Europa

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Metro do Porto está prestes a receber veículo a hidrogénio

CaetanoBus

Metro do Porto está prestes a receber veículo a hidrogénio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas