Meteorologia

  • 03 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Benfica quase não passou nas Caldas. Penáltis evitaram surpresa na Taça

Águias em poupanças sofreram para levar de vencida uma equipa que muito batalhou para sair vitoriosa da partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Benfica quase não passou nas Caldas. Penáltis evitaram surpresa na Taça
Notícias ao Minuto

23:30 - 15/10/22 por Rodrigo Querido

Desporto Taça de Portugal

O Benfica sofreu para levar de vencida, este sábado, o Caldas e saiu do Campo da Mata com uma vitória, qualificando-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. A partida foi resolvida apenas nas grandes penalidades.

Petar Musa saltou do banco de suplentes ao intervalo para marcar o golo do Benfica, mas um remate certeiro de Gonçalo Barreiras atirou a partida para prolongamento. No tempo extra, a partida continuou empatada e acabou por ser João Mário a resolver a partida a favor dos encarnados, ao marcar a grande penalidade decisiva no desempate por castigos máximos.

Filme do jogo:

Tal como esperado, Roger Schmidt fez várias mexidas na equipa em relação ao duelo de terça-feira com o Paris Saint-Germain. O alemão mudou cinco peças, chamando à titularidade Helton Leite, Gilberto, Brooks, Draxler e Rodrigo Pinho.

E quem esperava um Caldas mais recuado por conta de enfrentar o atual líder da I Liga precisou de apenas uns minutos para perceber que a formação caldense foi a jogo para sair vitorioso. O segundo classificado da série B da Liga 3 não temeu minimamente o seu adversário e até foi quem esteve mais perto de fazer o golo no primeiro tempo.

Depois de um período inicial em que o Benfica até dominou, e durante o qual se registaram remates frouxos de Rodrigo Pinho e Draxler, eis que o Caldas se libertou das amaras e começou a incomodar ainda mais as águias. Pouco depois dos 20 minutos, João Silva obrigou Helton Leite a uma defesa apertada. O Benfica respondeu com um remate de Aursnes que terminou no fundo das redes, mas o golo acabou por ser anulado.

A equipa da casa pressionava e esteve muito perto de marcar aos 38 minutos. João Silva pegou na bola e em zona frontal disparou um míssil que Helton Leite conseguiu defender para o poste. Esta situação galvanizou a equipa da casa, que nos últimos 10 minutos da primeira parte encostou o Benfica à defesa, com uma pressão alta asfixiante em muitos momento.

Roger Schmidt não gostava do que via e ao intervalo fez entrar Petar Musa e Diogo Gonçalves para os lugares de Rodrigo Pinho e Florentino, que já estava amarelado. E o alemão parece ter acertado na aposta, já que o croata saltou do banco de suplentes para desbloquear o marcador.

Aos 52 minutos, Musa ganhou o duelo a meio do meio campo, embalou pela direita da defesa e, ainda fora da área, rematou rasteiro para o poste mais afastado da baliza à guarda de Wilson, fazendo balançar as redes nas Caldas da Rainha. O dianteiro foi mesmo o dinamizador do ataque neste início do segundo tempo e esteve perto de bisar em duas ocasiões, mas o guardião dos caldenses foi anulando o segundo das águias.

A perder, o Caldas não deixou de procurar o golo numa partida que estava em aberto e conseguiu-o mesmo aos 73 minutos, num lance em que António Silva não ficou nada bem na fotografia. O defesa-central encarnado dominou mal a bola e quem aproveitou foi Gonçalo Barreiras. Isolado na cara de Helton Leite, o avançado rematou por baixo das pernas do guarda-redes do Benfica e fez explodir de alegria os adeptos da equipa da casa.

O Benfica respondeu logo de seguida a este golo do empate e esteve perto de voltar a ficar na frente do marcador aos 76 minutos. Desmarcado por Musa na área, Diogo Gonçalves rematou cruzado para defesa de Wilson Soares. Depois, aos 82 minutos, Musa surgiu nas costas da defesa do Caldas, após passe de João Mário, mas o guardião da equipa da casa voltou a negar o golo.

As águias carregaram nos minutos finais deste tempo regulamentar, mas o Caldas 'fechou-se em copas' e conseguiu levar a partida para período do prolongamento. Neste tempo extra, a primeira parte ficou marcada por um Caldas quase sem forças e que foi fazendo o que pôde para evitar o segundo do Benfica, que foi disferiu vários remates contra o muro caldense. Na segunda metade, as águias voltaram a tentar o tudo por tudo para marcar o golo vitorioso, mas a partida seguiu mesmo para os penáltis.

No desempate por grandes penalidades, a equipa encarnada converteu todos os castigos máximos. Do lado dos caldenses, Clemente atirou por cima da trave da baliza de Helton Leite, o que acabou por permitir que os encarnados saíssem vitoriosos do Campo da Mata.

Momento do jogo: João Mário teve a calma e serenidades necessárias para converter a grande penalidade e levar o Benfica para a próxima fase da Taça de Portugal, depois de um jogo muito esforçado do Caldas.

Equipas iniciais

Caldas: Wilson Soares, Januário, Yordy, André Sousa, Thomas Militão, João Silva, Rebelo, André Perre, Leandro Borges, João Rodrigues e Henrique Henriques.

Suplentes do Caldas: Luís Paulo, Diogo Clemente, Luís Farinha, Rafael Roque, Marcelo Marquês, Gonçalo Barreiras, Francisco Miranda, Dagmar Pinto e André Simões.

Benfica: Helton Leite, Gilberto, António Silva, John Brooks, Grimaldo, Florentino, Enzo Fernández, Aursnes, João Mário, Draxler e Rodrigo Pinho.

Suplentes do Benfica: Vlachodimos, André Almeida, João Víctor, Ristic, Paulo Bernardo, Chiquinho, Diogo Gonçalves, Gil Dias e Musa.

Antevisão

O Benfica, líder da I Liga, é o primeiro dos três grandes a jogar na terceira eliminatória da Taça de Portugal, ao deslocar-se, na noite deste sábado, ao estádio do Caldas, da Liga 3.

A formação lisboeta, ainda sem derrotas nesta temporada, defronta o segundo classificado Série B do terceiro escalão, que na ronda anterior da Taça de Portugal eliminou o Sporting da Covilhã, da II Liga.

Roger Schmidt deverá alinhar com uma equipa inicial com alguns dos atletas menos utilizados, uma vez, na terça-feira, o Benfica defrontou o Paris Saint-Germain, para a Liga dos Campeões, e na próxima sexta-feira visita o FC Porto, em jogo a contar para a 10.ª jornada do campeonato.

A partida entre o Caldas e o Benfica tem apito inicial agendado para as 20h45 e poderá seguir, em direto, as principais incidências na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório