Meteorologia

  • 03 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Anadia-FC Porto: Preparação para o Clássico ou jogo a sério?

Dragões vão jogar na Taça de Portugal antes de defrontarem o Benfica na I Liga. depois de uma vitória na Liga dos Campeões e de ultrapassada a 'crise' da qual tanto se falou, a equipa de Sérgio Conceição não pode arriscar um desleixo num dos objetivos da época.

Anadia-FC Porto: Preparação para o Clássico ou jogo a sério?
Notícias ao Minuto

07:22 - 16/10/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

O FC Porto vai defrontar o Anadia neste domingo, em jogo a contar para 2.º eliminatória da Taça de Portugal. Os dragões, que vêm de uma vitória convincente na Alemanha, vão mudar o chip por três vezes no prazo de uma semana.

Depois da vitória frente ao Bayer Leverkusen, na Liga dos Campeões, o FC Porto vai ter de encaixar na realidade da Taça de Portugal, tendo a tarefa de se preparar, igualmente, para o Clássico da próxima jornada da I Liga.

O Anadia não espera facilidades, mas terá algo a dizer frente aos dragões. O sétimo colocado da Liga 3 vem de duas vitórias seguidas, estando num momento de maior confiança. 

O Anadia-FC Porto tem apito inicial marcado para as 20h45 deste domingo, no Estádio Municipal Engenheiro Sílvio Henriques Cerveira.

Treinadores em discurso direto

Rui Eduardo Borges

Chave para bom jogo: Tenho a certeza que eles têm personalidade para jogar um jogo destes e é isso que lhes vou pedir. É personalidade, ter qualidade com a bola, não terem medo quando a tiverem, porque o nosso registo, e o que nos trouxe até aqui foi uma eliminatória em Fafe muito difícil.

Continuidade na Taça de Portugal: Porque temos jogadores com boa formação, que passaram por contextos bons na formação (...) Temos jogadores com suporte para isso. (...) Tivemos muita personalidade para chegar até aqui e se é isso que nos trouxe até aqui, é isso que nos tem de manter e é isso que temos de realizar com o FC Porto.

Expectativa para o jogo: A expectativa é realizarmos um bom jogo, sermos competitivos, é isso que pretendemos, foi para isso que trabalhámos durante esta semana e, por isso, quanto mais competitivos estivermos no jogo, mais próximos estamos de fazer história ou de realizar uma surpresa.

Dificuldades: E por isso vamos ter que ser muito solidários quando a tivermos, mas também queremos tê-la e quando a tivermos vamos ter que ter qualidade e explorar os tais pontos fracos, já falámos durante a semana e tentar explorar alguns pontos fracos do FC Porto.

Sérgio Conceição: É um dos treinadores que sigo como modelo, porque tem feito um trabalho fantástico no FC Porto, gosto muito como as equipas do Sérgio [Conceição] se comportam dentro do campo

Sérgio Conceição

Anadia entre Champions e Clássico: É um jogo de Taça. Temos de estar atentos, perceber que tem de se fazer a análise ao adversário como se fosse um de Liga dos Campeões. Partindo dessa base e havendo essa humildade, as coisas poderão ser mais fáceis. É um jogo onde vamos encontrar dificuldades diferentes daqueles que encontrámos em Portimão e Leverkusen. Vamos ter dificuldades, porque, hoje em dia, existe, na Liga 3 e na II Liga, jogadores e equipas técnicas com qualidade. Não podemos deixar de ser a equipa que somos, porque, se não, arriscamos a que aconteça Taça, e não queremos.

Motivação contra adversário menos atrativo: Se for pela comunicação social, não será tão exigente, porque, normalmente, a sala está mais composta. Para nós, o chip tem de ser sempre o mesmo, com trabalho e exigência diários, para que se trabalhe sempre no máximo. O jogo é consequência do trabalho de preparação. Temos um calendário bem preenchido, mas essa forma de trabalhar, olhando para a nossa evolução enquanto equipa, é diário. Não há mudanças de treino, porque também não há nos treinos.

Rotação no onze: Vai jogar a equipa que me dá mais garantias de iniciar e ganhar o jogo. Não tem a ver com a utilização ou não dos jogadores. São eles que vão buscar os minutos, não sou eu que os dou. Eu não dou minutos a ninguém, eles é que têm de trabalhar para isso. Se assim o fizerem... Pode haver uma ou outra mudança, mas por mérito deles.

Galeno é arma secreta: Não vejo essas armas, aqui. Vejo jogadores disponíveis para jogar um ou 90 minutos, dependendo do que eu decida ou do que o jogo estiver a dar. O Galeno é um jogador que pode fazer parte do 11 inicial ou entrar durante o jogo. Pelas suas caraterísticas, pode-se pensar que é arma secreta, porque, quando entra, é um jogador extremamente veloz, mas, para mim, não. Quando tiver de entrar no 11 inicial, entra. Quando tiver de entrar a partir do banco, entra. Quando tiver de ficar na bancada, fica, como todos os outros. Tem feito um percurso excelente, tem evoluído. Estamos aqui para isso, para que todos continuem a evoluir e a aprender. O Galeno tem trabalhado muito bem, assim como todos os outros.

Especial jogar em Anadia: É sempre especial, antes e depois. Durante o jogo, é exatamente igual. Vou querer ganhar o jogo, vou querer passar a eliminatória e vamos querer ser melhores do que o Anadia. É uma região que me diz muito, é onde resido. Fez parte do percurso da minha família, um clube onde sempre trataram os meus filhos muito bem. Tenho muito carinho por toda aquela gente. É importante referir que penso nisto antes. Depois, pensarei com certeza, porque paramos ali perto, já na Mealhada. Mas, durante o jogo, não. Vamos querer ganhar a um Anadia interessante, que quer jogar futebol. Não sendo uma equipa extremamente agressiva, é uma equipa que gosta de jogar, num 4x4x2 clássico, com um médio mais posicional, o Edu, ou o Diogo. O Filipe Marques mais de ligação, com qualidade no pé esquerdo. Tem o Papalelé, que já passou pela formação do FC Porto, o Zé Gato, que é ala direito... É treinador pelo Rui Borges, que anda há muito tempo nisto. A equipa do Anadia está estudada em todos os momentos do jogo, com a mesma seriedade. Sei o plantel quase de cor, não é bluff. Criaram perigos às equipas que ganharam. A derrota mais expressiva foi contra o Vilaverdense, e estiveram mais de meia hora a jogar com menos uma unidade. Estamos preparados para o embate, sempre com um respeito muito grande pelo adversário.

Últimos resultados

Anadia: E-D-D-V-V

FC Porto: E-V-V-V-V

Últimos onzes

Anadia: José Costa; João Nogueia, André Santos, Bruno Morais, Simão Fernandes, Zé Gata; Edu Pinheiro, Filipe Marques; Fausto, Dinho, Papalelé.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu; Eustáquio, Uribe; Otávio, Pepê, Taremi, Galeno.

Ausências

Anadia: Nada a registar

FC Porto: André Franco, João Mário, Pepe e Galeno

Leia Também: Rui Borges pediu personalidade ao Anadia na receção ao FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório