O Sporting vai jogar, nesta quarta-feira, aquele que, teoricamente, será o maior desafio da época até ao momento. Numa tremenda viagem de montanha russa, plena de altos e baixos, o emblema de Alvalade vai defrontar o Tottenham em Londres com uma obrigação de vencer disfarçada de mero objetivo.
Rúben Amorim vai rezando pela entrada de 'reforços' na equipa, principalmente Sebastián Coates e St. Juste, o último de regresso aos treinos na segunda-feira. Porventura, o plantel acumula ausências, as mais recentes de Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves, ambos castigados na última jornada da prova milionária.
O avançado de 24 anos é dos poucos que esteve em todas as partidas dos leões nesta época. Pedro Gonçalves fez 15 em 15, com 1201 minutos jogados entre I Liga, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Confiança de Amorim conquistada
Pedro Gonçalves não tem somado grandes exibições com a camisola do Sporting nesta temporada. Depois de um arranque promissor, recordando até o jogador que mostrou ser em 2020/21, quando os leões foram campeões nacionais, o avançado acompanhou a espiral decadente da equipa, perdendo o brilho.
Pedro Gonçalves conta com seis golos nesta temporada© Getty Images
Entre vários jogos sem marcar e uma expulsão frustrante frente ao Marseille na Liga dos Campeões, razão pela qual não vai a Londres, Pedro Gonçalves não saiu do onze do Sporting. Mais, Rúben Amorim deu confiança redobrada ao avançado para a partida frente ao Casa Pia, na qual não se mostrou ao melhor nível.
Em 72 minutos de jogo, Pedro Gonçalves acabou por apontar um golo, de grande penalidade. No final da partida, Rúben Amorim acabou por usar uma frase forte para falar sobre o jogador. "O Pote às vezes faz coisas tão boas e às vezes faz asneiras", foi o que o técnico afirmou ao comentar a grande penalidade, à qual virou costas para não ver.
Ausência terá influência?
O Sporting leva 27 golos marcados em todas as provas até ao momento. Desses tantos, seis são de Pedro Gonçalves, cerca de 22% do total dos leões.
À segunda jornada da I Liga, o extremo começou por revelar-se influente em frente à baliza, apontando três golos em dois jogos. Com apenas duas assistências para registo frente ao Estoril, Pedro Gonçalves demorou cinco jogos para voltar a assinar o seu nome na lista de marcadores.
Pedro Gonçalves fez o terceiro golo do Sporting na vitória frente ao Casa Pia© Getty Images
Desde esse encontro, frente ao Portimonense, assistiu para um golo frente ao Tottenham, em Alvalade, e marcou dois golos, um ao Gil Vicente e outro na última jornada ao Casa Pia.
A influência de Pedro Gonçalves nas manobras ofensivas pode ser considerável, mas, quando traduzida em números, torna o argumento menos forte. Posto isto, é esperado um Sporting sem problemas no ataque frente ao Tottenham.
Um tridente ofensivo (praticamente) inédito
Com a ausência de Pedro Gonçalves, é imperativo arranjar uma solução à altura do desafio. Rúben Amorim já experimentou por várias vezes um ataque menos posicional, com Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Francisco Trincão, no qual deverá inspirar-se nesta ronda da Liga dos Campeões.
Tendo em conta a influência que Paulinho teve na partida frente ao Casa Pia, na qual a sua entrada foi razão para o desbloqueio do jogo, o experiente avançado deverá figurar no onze ao lado de Edwards e Trincão. Nas contas do onze inicial, este trio será inédito, mesmo que já tenham alinhado juntos durante algumas partidas desta temporada.
Trincão, Edwards e Paulinho deverão alinhar no onze frente ao Tottenham© Getty Images
Com plantel reduzido, mas inspirado, o Sporting vai a Londres com grande necessidade de amealhar três pontos. Em caso de empate ou derrota, o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões pode ficar em sério perigo. A partida está marcada para as 20h desta quarta-feira, no Tottenham Hotspur Stadium.
Leia Também: St. Juste é 'reforço' para Rúben Amorim a pensar na Champions