Mafra e FC Porto defrontam-se, esta terça-feira, no Estádio Municipal de Mafra, num duelo relativo aos 16-avos de final da Taça de Portugal.
Os pupilos de Ricardo Sousa afastaram o Marítimo na anterior ronda da competição, já os comandados de Sérgio Conceição ultrapassaram o Anadia.
Dar conta de que o campeão nacional ocupa, neste momento, o segundo lugar da I Liga, a oito pontos do líder Benfica, já o Mafra situa-se no 11.º posto da II Liga, com 15 pontos, a quatro da zona do play-off de subida.
Na anterior edição da prova, o emblema da II Liga chegou às meias-finais da prova rainha do futebol português e, por sua vez, os dragões conquistaram o troféu no Jamor.
Treinadores em discurso direto
Ricardo Sousa
Jogo especial: "Vai ser um jogo especial, sem dúvida. O FC Porto é a casa que me criou. O nome Sousa vai estar sempre ligado à história do FC Porto. Vai ser especial, mas é um jogo em que não vou abdicar das minhas convicções e vou defender o Mafra até à minha última gota de suor."
Trajeto na Taça na época passada: "O ano passado vivemos um sonho bonito, caímos com o Tondela. Este ano, começámos a prova com o mesmo sonho e a mesma ambição, de pelo menos chegar à fase do ano passado. Infelizmente calhou-nos o FC Porto nesta fase. É um adversário difícil, mas não é impossível. Sabemos que eles são favoritos, mas não nos vamos resignar a isso. Temos as nossas armas, os nossos adeptos e vamos à luta num ambiente que certamente nunca vivemos em Mafra."
Adversário: "O Sérgio não vem a Mafra facilitar e nós vamos à luta com o que temos. O FC Porto tem poucos pontos negativos e espero um FC Porto à imagem do Sérgio: reativo, muito agressivo e com muita qualidade individual no último terço."
Sérgio Conceição
Expectativas para o jogo: "Esperamos um jogo de Taça, mas que não aconteça Taça. Na eliminatória anterior oito equipas da I Liga caíram. É o segundo título mais importante. Temos de estar no nosso melhor perante uma equipa competente, com um treinador que tem feito um bom trabalho. Devemos olhar para o Mafra da mesma forma que entramos para os jogos de campeonato. É com essa humildade que queremos passar esta eliminatória".
Sucesso dos últimos tempos: "Faço o meu trabalho tendo em conta os plantéis que vamos tendo ao longo destes anos. Os jogadores vão absorvendo aquilo que é a mensagem e trabalham diariamente dentro de um contexto de exigência. Eu sou pago e bem pago para isso. Fico contente com os elogios vindos de um treinador em que a sua formação como treinador aconteceu no FC Porto. Os meus elogios também vão para a equipa do Mafra, assim como para o treinador, que tem a mesma formação que eu no fundo".
Graus de exigência entre competições: "Eu quero que o fio da navalha exista. Se for sinónimo de estar alerta e vivo no jogo, com um estado de espírito onde o foco está presente, claro que sim. Não é preciso bater no fundo como aconteceu diante do Santa Clara, onde não estivemos bem. A qualidade está relacionada com várias características que temos de meter cá para fora. É o tal fio da navalha que gostaria de ter para colocá-los sempre com essa exigência".
Últimos resultados
Mafra: V-V-E-D-V
FC Porto: V-V-E-V-D
Últimos onzes
Mafra: Renan; Goulart, Diomadne, Pacheco; Lucas Rodrigues, Leandrinho, Leonardo Silva, Guilherme; Schwaizer, Almeida e Fati.
FC Porto: Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell, Eustáquio, Uribe e Otávio, Pepê, Evanilson e Taremi.
Ausências
Mafra: -
FC Porto: Pepe, Verón e Zaidu
Leia Também: "Duelos contra o FC Porto? Os detalhes farão a diferença"