Em comunicado, a Federação saudita de futebol (SAFF) revelou que, como "medida de precaução", o selecionador Hervé Renard decidiu excluir Fahad Al-Muwallad da lista de eleitos para o Campeonato do Mundo e convocar Nawaf Al-Abed para o substituir.
O avançado do Al-Shabab foi suspenso pela autoridade antidopagem saudita por 18 meses, a partir de finais de março, na sequência de um controlo positivo por furosemida, um diurético que figura na lista de produtos proibidos da Agência Mundial Antidopagem (AMA), mas a sanção tinha sido reduzida pela instância de arbitragem daquele país, o que permitiria a sua participação no Mundial, de acordo com medias locais, citados pela agência France-Presse.
Contudo, a SAFF evocou hoje "desenvolvimentos de um recurso da AMA diante do Tribunal Arbitral do Desporto" para justificar a decisão de prescindir de Fahad Al-Muwallad.
A Arábia Saudita está incluída no Grupo C do Campeonato do Mundo, com o México, a Polónia e a Argentina, seleção frente à qual inicia a sua participação, em 22 de novembro.
O Mundial do Qatar decorre entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Lista dos 26 convocados da Arábia Saudita:
- Guarda-redes: Mohamed Al-Owais (Al-Hilal), Nawaf Al-Aqidi (Al-Nassr) e Mohamed Al-Yami (Al-Ahly).
- Defesas: Yasser Al-Shahrani (Al-Hilal), Ali Al-Bulaihi (Al-Hilal), Abdulelah Al-Amri (Al-Nassr), Abdullah Madu (Al-Nassr), Hassan Tambakti (Al-Shabab), Sultan Al-Ghanam (Al-Nassr), Mohammed Al-Breik (Al-Hilal) e Saud Abdulhamid (Al-Hilal).
- Médios: Salman Al-Faraj (Al-Hilal), Riyadh Sharahili (Abha), Ali Al-Hassan (Al-Nassr), Mohamed Kanno (Al-Hilal), Abdulelah Al-Malki (Al-Hilal), Sami Al-Najei (Al-Nassr), Abdullah Otayf (Al-Hilal), Nasser Al-Dawsari (Al-Hilal), Abdulrahman Al-Aboud (Ittihad), Salem Al-Dawsari (Al-Hilal) e Hattan Bahebri (Al-Shabab)
- Avançados: Nawaf Al-Abed (Al-Shabab), Haitham Asiri (Al-Ahly), Saleh Al-Shehri (Al-Hilal) e Firas Al-Buraikan (Al-Fateh).