Estamos lá: Brunão, com Ronaldo na sombra, abriu a porta dos 'oitavos'

Portugal a um empate de garantir o primeiro lugar do Grupo H.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
28/11/2022 20:58 ‧ 28/11/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Mundial'2022

A seleção portuguesa carimbou, esta segunda-feira, a passagem aos oitavos de final do Campeonato do Mundial, após vencer por 2-0 a congénere uruguaia.

Voltámos a sofrer, não tanto como contra o Gana, mas deu para acabar o encontro com o triunfo e desfrutar da ‘festa com mate’ (uma bebida de água aquecida em erva moída, numa pequena cabaça, que é sorvida num tubo metalizado, chamado de bombilla, e muito consumida no país celeste).

Portugal tentou aplicar uma mudança superior na caixa de velocidades, comparativamente à primeira parte diante do Gana, porém dessa subida não resultou mais ocasiões de golo.

Aliás, Rochet foi um mero espectador na etapa inicial e o lance de maior perigo acabou por surgir na ‘trincheira’ rival com Bentancur, à passagem dos 32 minutos, isolar-se na cara de Diogo Costa, mas o guardião do FC Porto a levar a melhor sobre o jogador do Tottenham.

A seleção de todos nós vivia apenas de ameaças, o ‘défice de açúcar’ era notório e a amargura de uma nação acabou por estalar com a lesão de Nuno Mendes, que abandonou o relvado em lágrimas, aos 42 minutos, dando o seu lugar a Raphael Guerreiro.

A segunda parte começou com uma invasão de campo de um indivíduo que transportava a bandeira arco-íris. Resolvida a situação, Portugal carregou a todo o vapor no acelerador. Félix começou por acertar na malha lateral, para, pouco depois, aos 54 minutos, Bruno Fernandes cruzar para o golo de todos nós. Deu a impressão, à primeira vista, que Ronaldo ainda desviou de cabeça, mas a FIFA atribuiu mesmo o golo ao médio do Manchester United.

A celeste reagiu de pronto e colocou várias vezes o coração lusitano em sobressalto. Maxi Gómez por atirar ao poste, pouco depois Suárez enviou a redondinha à malha lateral e o sufoco termina com Diogo Costa, outra vez ele, a salvar-nos da onda de tristeza. Porém, e já nos instantes finais, chegou o tratado de paz, assinado por Bruno Fernandes, da marca dos 11 metros, após uma grande penalidade cometida por José María Giménez. Já nos descontos, Bruno Fernandes ainda contou com duas soberanas ocasiões para chegar ao hattrick, mas Rochet e o poste negaram a felicidade (já grande) ao médio dos red devils.

Portugal é a terceira seleção a carimbar a passagem aos oitavos de final, após selado o apuramento das congéneres francesa e brasileira, e fica agora a um ponto, diante da Coreia do Sul, de garantir o primeiro lugar do Grupo H.

Momento do jogo: O minuto 54, que se traduziu na abertura da lata portuguesa com o primeiro golo de Bruno Fernandes.

Onzes

Onze de Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes; Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo.

Onze de Uruguai: Rochet; Godín, Giménez, Coates; Varela, Vecino, Valverde, Bentancur, Olivera; Cavani, Darwin.

Antevisão: Portugal vai defrontar, esta segunda-feira, o Uruguai, a partir das 19 horas,  no Lusail Iconic Stadium, num duelo relativo à segunda jornada do Grupo H. Antes disso, às 13 horas, defrontam-se Coreia do Sul e Gana.

Recordar que na primeira jornada, a seleção de todos nós quase nos obrigou a recorrer aos calmantes, após um final agoniante em que o Gana só não empatou a partida, no derradeiro lance, por força de uma escorregadela de Iñaki Williams.

A seleção venceu por 3-2 a congénere africana, e beneficiando do empate sem golos na outra partida, isolou-se na liderança do grupo com três pontos. Uruguaios e sul-coreanos somam apenas um ponto e o Gana ainda à espera de amealhar os primeiros pontos.

Recordar que para o confronto diante dos pupilos de Diego Alonso, Fernando Santos não vai poder com o lesionado Danilo e Otávio permanece em dúvida. Desta forma, Pepe vai regressar ao eixo da defesa do emblema das quinas.

Leia Também: Mundial'2022: Siga em direto os resultados e marcadores da 2.ª jornada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas