Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Galeno e Taremi 'cantam de galo' e FC Porto segue para a final four

Brasileiro e iraniano marcaram os golos da vitória sobre o Gil Vicente. Segue-se agora o duelo contra o Académico de Viseu nas meias-finais da competição no final do mês de janeiro.

Galeno e Taremi 'cantam de galo' e FC Porto segue para a final four
Notícias ao Minuto

22:16 - 21/12/22 por Rodrigo Querido

Desporto Taça da Liga

O FC Porto qualificou-se, na noite desta quarta-feira, para a final four da Taça da Liga, ao vencer na receção ao Gil Vicente, por 2-0.

Galeno, no primeiro tempo, e Taremi, no segundo, fizeram os golos da equipa orientada por Sérgio Conceição, que continua na luta por um título que não está no palmarés dos dragões.

Filme do jogo:

Numa casa bem composta no Dragão, nem a chuva que se fez sentir na cidade Invicta afastou os adeptos deste duelo que colocou frente a frente duas equipas que já foram finalistas, ainda que vencidas, de edições anteriores da Taça da Liga.

FC Porto e Gil Vicente vinham ambos de dois triunfos consecutivos na fase de grupos da competição, com os gilistas a estarem na melhor altura da época com três jogos seguidos sem vencer. Do lado portista, Taremi e Otávio foram a jogo para os lugares de Pepê e Namaso, em relação ao jogo com o Vizela.

Num encontro com um início algo periclitante, e com atraso por problemas no equipamento do VAR de Manuel Mota, foram os forasteiros que deram o primeiro sinal de perigo com duas aproximações à baliza de Cláudio Ramos. Mas o FC Porto respondeu bem e abriu o marcador de forma madrugadora.

Logo aos três minutos, e após um livre cobrado de forma rápida por Otávio, Galeno fez o primeiro golo da noite. O remate certeiro do brasileiro foi anulado numa primeira fase por fora de jogo, mas o VAR Rui Costa reverteu a decisão. Após a validação, novas dificuldades de comunicação entre o árbitro e o videoárbitro atrasaram reinício do encontro.

A perder desde cedo na partida, o Gil Vicente tentou responder de imediato a esta desvantagem e, aos 10 minutos, o japonês Fujimoto apareceu bem na área e rematou para defesa de Cláudio Ramos. De seguida, foi a vez de Otávio testar a pontaria com um remate colocado de fora da área, mas Kritciuk esticou-se todo e defendeu pela linha de fundo.

Depois de um período inicial de maior de maior ascendente por parte do FC Porto, o ritmo de jogo caiu e quem acabou por tirar proveito disso foi o Gil Vicente, que criou algumas ocasiões de perigo no último quarto de hora. Aos 31 minutos, Aburjania desmarcou Fran Navarro que rematou rasteiro para boa defesa de Cláudio Ramos. O espanhol voltaria a estar em evidência ao minuto 39 quando atirou para o fundo das redes portistas, mas o remate certeiro do avançado gilista acabaria por ser anulado por posição irregular.

Já em cima do apito para o intervalo, o Gil Vicente teve a sua melhor ocasião no primeiro tempo. Boselli fugiu pela direita do ataque dos galos, escapou a Wendell e Uribe e atirou para grande defesa de Cláudio Ramos. A postura mais atrevida dos gilistas manteve-se para a etapa complementar, mas foi o FC Porto a estar perto de marcar no início do segundo tempo. Evanilson desmarcou Galeno que rematou para grande defesa de Kritciuk.

Depois de Evanilson ter sido substituído menos de dez minutos após ter sido lançado ao intervalo, Kritciuk voltou a estar em evidência. Na cara do guarda-redes russo, Pepê tentou picar a bola, mas o guardião gilista defendeu a dois tempos com a luva esquerda. Pouco depois, Danilo Veiga viu o segundo cartão amarelo e acabou por ir tomar banho mais cedo.

A jogar contra um adversário reduzido a dez unidades, o FC Porto acabou por aumentar a vantagem ao minuto 68. Otávio não desistiu do lance, seguiu até à linha de fundo e cruzou para o cabeceamento certeiro de Taremi.

Apesar de reduzido a dez unidades, o Gil Vicente manteve uma postura muito positiva e procurou sempre o golo que relançasse a partida. Primeiro foi Fran Navarro a aparecer na cara de Cláudio Ramos, mas o espanhol perdeu ângulo para atirar à baliza adversária. Depois, Vítor Carvalho apareceu bem a rematar com perigo na direção das redes portistas.

Pelo meio, o FC Porto esteve à beira de fazer o terceiro aos 79 minutos. Galeno ultrapassou Hackman, serviu Taremi, que deixou a bola passar por Uribe. Numa primeira fase, o colombiano atirou contra Vítor Carvalho e a recarga acabou por ir por cima da baliza à guarda de Kritciuk. Mais tarde, e já depois de Pepê ter sido substituído por lesão, Wendell colocou a bola no fundo das redes, mas o lance foi anulado por fora de jogo do brasileiro.

Até ao apito final, o FC Porto foi controlando as operações e carimbou com segurança a viagem para o duelo contra o Académico de Viseu nas meias-finais da Taça da Liga, que acontece no próximo dia 24 de janeiro no Estádio Municipal de Leiria, onde decorrerá a final four da competição.

Momento do jogo: A expulsão de Danilo Veiga pouco depois da hora de jogo deitou por terra aquela que podia ser a reação do Gil Vicente e abriu caminho à vitória tranquila dos azuis e brancos.

Equipas iniciais:

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Otávio, Uribe, Grujic, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Suplentes: Suplentes: Diogo Costa, David Carmo, Veron, Pepê, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Evanilson e Gonçalo Borges.

Gil Vicente: Kritciuk, Danilo, Lucas Cunha, Tomás Araújo, Adrían Marín, Aburjania, Vítor Carvalho, Boselli, Fujimoto, Ali Alipour e Fran Navarro.

Suplentes: Brian Araújo, Né, Hackman, Bilel, Henrique Gomes, André Simões, Matheus Bueno, Bilel, Kevin e Elder Santana.

Antevisão

FC Porto e Gil Vicente disputam esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, uma vaga na final four da Taça da Liga.

Os azuis e brancos procuram fazer história e alcançar o primeiro troféu na competição, depois de terem chegado quatro vezes à final, em 2009/10, 2012/13, 2018/19 e 2019/20. Também os minhotos disputaram o encontro decisivo em 2011/12, mas não conseguiram sair vitoriosos dessa final.

O FC Porto chega a esta partida depois de ter vencido o grupo A, com sete pontos, tendo batido a concorrência de Mafra, Desportivo de Chaves e Vizela para chegar a esta partida. Já o Gil Vicente, que vive um momento de retoma com a chegada do treinador Daniel Sousa, ficou no primeiro lugar do Grupo E, também com sete pontos, à frente de Sporting da Covilhã Nacional e Portimonense.

O vencedor desta partida vai encontrar, depois, já na final-four o Académico de Viseu, que afastou o Boavista na noite de terça-feira.

A partida entre FC Porto e Gil Vicente, que contará com a arbitragem de Manuel Monta, tem apito inicial agendado para as 20h15 e poderá seguir, em direto, as principais incidências do jogo na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: "A Taça da Liga é uma competição que o FC Porto quer ganhar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório