Benfica e Sporting vão defrontar-se neste domingo, em jogo da 16.ª jornada da I Liga. O dérbi de Lisboa vai abrir os grandes jogos de 2023 no campeonato português, um jogo que pode ser considerado um mata-mata antecipado.
O Sporting vai à casa do seu eterno rival com a obrigação de pontuar, especialmente de vencer. Três pontos poderão deixar os leões mais perto do pódio, pressionando o FC Porto no terceiro lugar.
Já o Benfica, em caso de derrota ou até empate, fica condicionado no topo da I Liga. O Sp. Braga é segundo com 34 pontos e a distância para o topo é cada vez menos, algo que não se adivinhava depois do arranque fulminante das águias na temporada.
Além de ser o primeiro dérbi da época, será ainda uma luta por pontos preciosos, isto quando a primeira volta do campeonato ainda não foi concluída. O Benfica-Sporting joga-se neste domingo, no Estádio da Luz, a partir das 18 horas.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Expectativa: Espero um grande jogo de futebol. Vamos defrontar um adversário muito bom. É um dérbi lisboeta e ambas as equipas jogam um futebol atacante, jogam sempre o mesmo estilo, independentemente do adversário. Espero um jogo difícil, bom, e queremos vencer. É muito importante para a nossa situação, na I Liga. Os jogadores treinaram todos, não temos questões com lesões. Todos os jogadores estão disponíveis.
Sporting com Ugarte e Pote no meio: Nada muda. O Sporting tem qualidade individual em todas as posições. Jogam com alas, com uma linha de cinco, com três avançados e dois no meio. Esta época, jogámos mais vezes contra este tipo de sistemas. Todos os nossos jogos na Liga dos Campeões foram com equipas que usam estes sistemas. São jogadores diferentes, mas não é tão importante. Não nos focamos nisso. Sabemos da qualidade da equipa, por isso, vamos ajustar os detalhes do nosso comportamento tático, mas 90% do nosso trabalho é focarmo-nos em nós mesmos. Falamos sempre do nosso jogo e respeitamos a qualidade individual dos adversários.
Importância de uma vitória: Se queremos ser campeões, temos de conquistar muitos pontos. Não podemos perder jogos, caso contrário, não temos chances de ser campeões. Até agora, estivemos bem, mas nada está feito. Temos de manter o nível e vencer jogos. Independentemente do adversário, temos de lutar sempre pelos três pontos. Por isso é que procuramos sempre fazer grandes jogos e conquistar os três pontos. No domingo, será igual. Estamos a meio da temporada, por isso, não pensamos muito na classificação, mas sim em conquistar os três pontos no jogo seguinte.
Rúben Amorim
Lição tirada da derrota na Madeira: A equipa está sempre motivada, mas muitas das vezes noto também a inexperiência desta equipa na conquista de títulos, e isso também leva tempo a adquirir. O que temos de fazer? Temos de entrar com mais intensidade e jogar melhor com bola. Contra formações como o Marítimo, com todo o respeito, temos de jogar melhor com bola e sair melhor dos duelos individuais. Agora, vamos defrontar uma grande equipa.
Dérbi do tudo ou nada? Não sabemos o que vai suceder amanhã, mas sabemos que a diferença é muito grande até para os lugares da Liga dos Campeões. É um encontro importante, mas temos de continuar a pensar jogo a jogo e no que podemos melhorar em cada encontro. O jogo na Luz? Temos de ganhar, o nosso foco tem sempre de ser esse.
Diferença pontual reflete diferença de qualidade? A derrota do Marítimo não esfriou o dérbi de amanhã, mas a equipa sentiu um pouco, mas é normal de uma equipa grande ficar afetada com estas derrotas. Para nós é sempre um jogo importante e é sempre um jogo quente jogar contra o Benfica. A classificação diz que estamos longe do Benfica, mas o meu pensamento é que podemos ganhar na Luz ou em Alvalade. Somos capazes de vencer qualquer jogo.
Meio campo: Manuel Ugarte vai fazer dupla de meio-campo com Pedro Gonçalves.
Últimos resultados
Benfica: V-E-D-V-V
Sporting: V-V-V-V-D
Últimos onzes
Benfica: Vlachodimos; Bah, Veríssimo, Morato, Grimaldo; Chiquinho, Enzo, Aursnes; Neres, Draxler, Gonçalo Ramos.
Sporting: Adán; Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Porro, Ugarte, Mateus Fernandes, Arthur Gomes; Trincão, Edwards, Paulinho.
Ausências
Benfica: Nada a registar.
Sporting: Luís Neto, Daniel Bragança, Lamba, Morita.
Leia Também: "Sporting? Espero um jogo difícil, mas queremos vencer"