Mais um episódio de racismo no mundo do desporto. Durante um jogo de futebol feminino relativo à Serie C, a terceira divisão italiana, Rafiat Sule Folakemi, atleta do Vicenza, terá sido alvo de insultos racistas, esta segunda-feira, por parte de um homem e de uma mulher presente nas bancadas, como sendo apoiantes do Jesina, o emblema adversário.
"Besta, você é escura" terão dito esses dois adeptos repetitivamente devido a uma entrada mais dura junto da zona onde se encontrava, algo que se fez ouvir em alto e bom som no campo, levando o Vicenza a emitir um comunicado, esta terça-feira, em defesa da jogadora.
"O clube condena veementemente o episódio e espera que os responsáveis por este ato possam ser identificados e afastados dos eventos desportivos. Na verdade, tais episódios não podem ser tolerados na vida e no desporto. Toda a família rubro-negra abraça o Rafi que veste com orgulho a camisola do clube da nossa cidade", pode ler-se no comunicado.
Além disse, Erika Maran, presidnete do clube, não deixou passar a situação impune e recorreu ás redes sociais para classificar como "uma loucura" o que se passou no estádio: "Aqui vamos além da justiça desportiva. Os apoiantes do Jesina correram para o outro lado do estádio, devemos localizar rapidamente os culpados. Temos que superar o obstáculo do medo de denunciar. A proteção das minhas meninas vem em primeiro lugar e não tenho medo de me expor pessoalmente", esclareceu.
La società LR Vicenza esprime solidarietà alla calciatrice Rafiat Folakemi Sule, vittima di insulti razzisti, nel corso di Vicenza Calcio Femminile-Jesina.
— L.R. Vicenza (@LRVicenza) January 16, 2023
Tutta la famiglia biancorossa abbraccia Rafi che indossa con orgoglio la maglia della nostra cittàhttps://t.co/FQ1yYqyCpN pic.twitter.com/ZE5y5G2haH
Leia Também: Caso de racismo. Presidente do Vitória SC fala em "ruído folclórico"