Vitória SC e FC Porto defrontam-se, este sábado, a partir das 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques, num duelo relativo à 17.ª jornada da I Liga.
Os dragões chegam a Guimarães no terceiro lugar do campeonato, com 36 pontos, a um do Sporting de Braga, e a cinco do líder Benfica. Por sua vez, os pupilos de Moreno ocupam o sexto posto com 24 pontos, a três dos postos europeus.
No Estádio D. Afonso Henriques, o FC Porto apresenta vantagem nos duelos frente ao Vitória SC: 44 vitórias em 87 jogos. A equipa vimaranense soma 20 triunfos.
Treinadores em discurso direto
Moreno
Pensamento no triunfo: "Os nossos atletas merecem desfrutar do jogo. Há um ano, muitos não imaginavam estar aqui [na equipa principal]. Os atletas têm de ter cabeça limpa para serem competitivos. É possível ganhar amanhã [sábado] a um FC Porto muito forte".
Rival: "Percebemos a qualidade do FC Porto. Este é talvez o Porto mais equilibrado da era Sérgio Conceição [treinador do FC Porto desde 2017/18], mas não há nada, nem ninguém que não me faça acreditar que poderemos ganhar o jogo".
Ausência de Anderson Oliveira: "Nunca me lamentei da nossas ausências. Claro que gostava de ter o Anderson disponível, e ele está numa fase muito boa, é o nosso melhor marcador, mas nunca nos agarrámos a ausências. Estamos sem o André André, Handel, Tiago Silva e o Zé Carlos, jogadores muito importantes, mas nunca me viram aqui a lamentar, agarro-me às soluções".
Sérgio Conceição
Deslocação a Guimarães: "Espero um jogo difícil. Aliás, temos tido mais dificuldades nas saídas do que nos jogos em casa. O Vitória não está numa boa fase, mas é bem treinado e que vai ser difícil. É uma saída historicamente difícil. O Anderson não jogará, mas eles têm várias soluções de qualidade. Cabe-nos a nós não olhar para um jogador, mas sim para a dinâmica da equipa. Temos que ganhar o jogo."
FC Porto já perdeu nove pontos fora esta época: "Ainda hoje, antes do treino, na pequena conversa que tive com os jogadores frisei isso. Dos quatro próximos jogos, três deles são fora. Tenho falado, sim. A essência do jogo é sempre a mesma. 11 contra 11 e equipa da arbitragem. Claro que os adeptos dão um ambiente diferente. Temos que encarar os jogos fora como fazemos em casa, como sempre fizemos. Tivemos alguma ineficácia a nível ofensivo fora. Houve um jogo que não gostei, contra o Santa Clara. Mesmo em Vila do Conde, estivemos a perder por dois golos, mas gostei da reação da equipa."
Empate com o Casa Pia serve de alerta?"Não tem que servir de exemplo. Os jogos servem para a equipa evoluir e aprenda. Temos trabalhado em cima disso. Temos que melhorar em alguns aspetos e a semana de trabalho foi boa, como foram as outras. Aquilo que nós queremos é passar o trabalho diário para o jogo. Falando no Casa Pia, foi um jogo onde nós merecíamos ter ganho, claramente. Se tivermos aquele brilho no olhar, as coisas acabam por correr bem."
Últimos resultados
Vitória SC: D-D-E-D-E
FC Porto: V-V-E-V-V
Últimos onzes
Vitória SC: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Bamba e Villanueva; Maga, Janvier, Dani Silva e Hélder Sá; Jota Silva, Anderson e André Silva.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Otávio, Uribe, Grujic e Galeno; Taremi e Toni Martínez.
Ausências
Vitória SC: Tomás Händel, Zé Carlos, Tiago Silva, André André e Anderson Silva.
FC Porto: Evanilson, Meixedo e Zaidu.
Leia Também: FC Porto fechou preparação para Guimarães com três ausentes