Notas do Rio Ave-Sporting: Chermiti encontrou a foz num leito quase seco

Avançado marcou o único golo do encontro em Vila do Conde, permitindo que os leões cheguem ao jogo com o FC Porto a depender de si próprios para ficar mais perto dos milhões da Champions.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
07/02/2023 08:03 ‧ 07/02/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi preciso esperar 84 minutos para que Chermiti levasse a água ao seu moinho e fizesse correr o rio que levaria mais três importantes pontos para Alvalade a dias de um jogo difícil (e provavelmente decisivo) ante o FC Porto.

Num jogo pautado por 45 minutos de má qualidade, muita ineficácia e falta de criatividade de ambas as partes, coube ao jovem luso ser decisivo e marcar o único golo do encontro e o primeiro com a camisola principal do Sporting. Aposta ganha de Rùben Amorim, que se tem visto privado de Paulinho nos últimos jogos.

O futebol previsível apresentado pelas duas equipas, e muito disputado a meio do campo, fez com que a bola se afastasse muito das balizas no primeiro tempo. A segunda parte começou com um pouco mais de intensidade, mas novamente sem grande 'nota artística' de parte a parte.

A inconsequência no futebol de ambas equipas foi se arrastando até à parte final do encontro e parecia começar-se a desenhar um empate que nada servia os interesses do Sporting. No entanto, e aproveitando uma desatenção da defesa do Rio Ave, das poucas em toda a partida, Chermiti surgiu na cara do guarda-redes Jonathan e desatou o nó no encontro.

Mas vamos às notas desta partida

Figura

Youssef Chermiti disfarçou uma exibição pouco intensa da sua equipa, aproveitando uma falha defensiva do Rio Ave, já aos 84 minutos, para assinar o único golo da partida. Numa altura em que a sua equipa mais precisava, o jovem luso-tunisino vestiu a capa de herói.

Surpresa

Guga Rodrigues foi, a par de Samaris, um dos patrões do meio campo do Rio Ave nesta partida. O jovem médio português fez um jogo de enorme qualidade no meio-campo. Mostrou boa capacidade com bola e manteve um nível competitivo elevado ao longo de todo o encontro.

Desilusão

Francisco Trincão foi lançado no decorrer do segundo tempo para dar mais criatividade ao ataque dos leões, coisa que faltou desde o início do jogo, mas foi incapaz de fazer melhor do que Edwards tinha feito. Aliás, fez até pior do que o inglês fez desde o apito inicial.

Treinadores

Luís Freire:

Os vilacondenses não deslumbraram neste encontro, mas saem demasiado penalizados com o desaire. Apesar de estar a ultrapassar o pior momento da época, o Rio Ave conseguiu amarrar o Sporting numa teia bem montada e que só foi quebrada perto do fim. É certo que, tal como o adversário, também foram muito inconstantes, mas os homens de Luís Freire bateram-se bem no cômputo geral. O 'golpe' de Chermiti foi demasiado duro para o Rio Ave reagir, que não conseguiu contrariar a ineficácia nos minutos finais.

Rúben Amorim:

Uma das piores exibições do Sporting nos últimos jogos. Os leões começaram por cima na partida, mas evidenciaram uma parca ligação entre setores. Nuno Santos e Edwards costumam ser das unidades mais criativas do Sporting, mas essa criatividade não foi evidenciada ao longo do jogo. Houve muita falta de coordenação, com os leões a salvaram-se com um golpe de Chermiti a acabar o encontro.

Arbitragem

Manuel Mota não teve decisões que influenciassem a arbitragem, mas evidenciou uma má característica do futebol português. Apitou várias vezes ao longo do encontro, o que tornou a partida menos fluída, como se já não bastassem a poucas ideias de Rio Ave e Sporting.

Leia Também: Não está Paulinho, está Chermiti. Leão passa nos Arcos antes do Clássico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Inglaterra

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Árvore cai em cima de Tesla e a própria marca destaca uma característica

Tesla

Árvore cai em cima de Tesla e a própria marca destaca uma característica

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas