Sporting-FC Porto: Rugir plano de vingança ou 'cuspir' distância de fogo?

Pontapé de saída do Clássico agendado para as 18 horas deste domingo.

Notícia

© Twitter Sporting

Miguel Simões
12/02/2023 07:21 ‧ 12/02/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Sensivelmente duas semanas após a final da Taça da Liga, Sporting e FC Porto voltam a protagonizar o sempre escaldante Clássico, este domingo, em Alvalade, desta vez em jogo a contar para a I Liga.

Os leões vão querer responder à mais recente conquista dos dragões (com um triunfo por 2-0 em Leiria), quase como uma espécie de vingança, numa altura em que as duas equipas estão separadas por oito pontos no campeonato. 

Um empate deixa tudo igual. Uma vitória leonina anima a luta pelo segundo lugar, com o Sporting de Braga à mistura. Um triunfo azul e branco deixa os leões desconfortáveis no quarto lugar e eventualmente mais longe do pódio.

Curiosamente, no lançamento da partida, Sérgio Conceição garantiu que a equipa de Rúben Amorim ainda pensa nas contas do título, rejeitando uma mera luta pelo segundo lugar, porém, as contas poderão vir a apontar para isso mesmo, consoante o desfecho do Clássico.

Os dragões chegam ao jogo de Alvalade com quatro triunfos nos últimos quatro duelos com o rival, sendo que Rúben Amorim - e até Paulinho, que poderá ir a jogo ao contrário do inicialmente previsto - ainda não conheceram o sabor da vitória frente ao FC Porto no campeonato, ao serviço dos leões.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo (horário de Portugal Continental), em Alvalade, será ajuizado por Artur Soares Dias e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

FC Porto diferente sem Otávio: "Se faço questão de não falar das ausências da minha equipa ao longo de todo o tempo, também não falo das ausências dos outros clubes. Se não joga o Otávio, pode jogar o Pepê, o Grujic ou outro jogador. Será um FC Porto forte, da mesma maneira que é sempre um Sporting forte jogue com quem jogar".

Paulinho como João Palhinha: "É mais uma opção, não vou revelar nada do nosso onze. Não há nada ficar surpreendido. Foi-me dito que o Paulinho podia jogar, ao contrário do Palhinha. Na altura, ainda tivemos um dia de treino. Não vou dizer quem vai ser titular. O caso Palhinha foi completamente diferente, não foi a mesma tática. Foi uma situação em que o Palhinha viu um amarelo que não devia ter levado. O árbitro assumiu que não devia ter dado, voltou-se atrás... Foi uma confusão completamente diferente".

Revolta após derrota na Taça da Liga: "Temos de focar-nos nas tarefas que temos de cumprir. Temos de aprender a lidar com todos os momentos do jogo. A revolta não serve de muito quando não é aplicada com cabeça. Todos têm de ter fome de jogo. Se os outros não tiverem fome, não jogam".

Sérgio Conceição

Estratégia: "Não vou partilhar nada. Normalmente não o faço, salvo raro uma ou outra exceção. Não é normal eu dizer quem é que vai jogar e como é que vou jogar. Com dois jogadores posso jogar de formas diferentes. Os melhores jogadores complementam-se sempre".

Lote de lesionados: "Em termos de opções, não podemos esconder que temos sete jogos de fora. temos menos soluções. Independentemente disso, não vamos tornar algo como decisivo para o jogo. Acredito em toda a gente. Estamos aqui para dar luta, para trabalhar. Creio que só o Eustáquio pode recuperar.  Há uma evolução natural da equipa. É dar continuidade ao trabalho com os jogadores do Sporting e ir ganhar a Alvalade, claro".
 
Peso de perder pontos?: "São duas equipas que lutam pelos mesmos objetivos. O Sporting não pensa que está a lutar pelo segundo lugar. Olho para a experiência, para os jogadores e para a equipa técnica, que ainda pensa no título certamente. Não é decisivo, mas é importante".

Últimos resultados

Sporting: V-V-D-V-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán; Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Nuno Santos; Marcus Edwards, Youssef Chermiti e Pedro Gonçalves

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Iván Marcano, Zaidu Sanusi; Matheus Uribe, Pepê, André Franco, Bernardo Folha; Danny Namaso e Toni Martínez

Ausências

Sporting: Daniel Bragança (lesionado)

FC Porto: Otávio, Wendell, Grujic, Evanilson, Gabriel Veron, Francisco Meixedo (lesionados) e Eustáquio (em dúvida)

Leia Também: FC Porto chega a Alvalade com baliza praticamente inviolável em 2023

Leia Também: O curioso caso de Jovane. Afinal, o 'caça-dragões' conta ou não conta?

Leia Também: Regresso imperial? Paulinho em busca da primeira vitória no Clássico

Leia Também: "Sporting? Não está a lutar pelo segundo lugar. Ainda pensa no título"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Sporting

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas