A goleada de 4-0 sofrida no duelo da primeira mão, no Minho, deixou o Sporting de Braga praticamente fora das competições europeias desta época, já depois de ter sido relegado da Liga Europa.
Por isso mesmo, a equipa de Artur Jorge tem uma missão quase impossível para cumprir em Florença, embora tenha a oportunidade de limpar a má imagem deixada no primeiro jogo.
Nos registos de todas as competições da UEFA, nenhuma equipa conseguiu dar a volta à eliminatória após perder por quatro golos ou mais de diferença o jogo da primeira mão.
Em contraste com a boa campanha a nível nacional (terceiro classificado no campeonato e meias-finais da Taça de Portugal), o resultado da primeira mão, o mais desnivelado de todos os jogos da primeira mão do play-off, foi totalmente inesperado para o Sporting de Braga, ainda mais tendo em conta que a Fiorentina é apenas a 14.ª posicionada da Serie A.
Para o descalabro da primeira mão contou muito a expulsão do defesa brasileiro Tormena, aos 55 minutos, quando a Fiorentina já vencia por 1-0. Os italianos acabariam por construir a goleada, selando praticamente a eliminatória.
Por causa do cartão vermelho, Tormena é baixa certa nos minhotos na deslocação ao Estádio Artemio Franchi.
O sérvio Luka Jovic, ex-Benfica, e o brasileiro Arthur Cabral foram os protagonistas do encontro da primeira mão, ambos assinando dois golos.
O encontro está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Nas restantes sete partidas do play-off, seis equipas estão todas separados por um golo, enquanto os noruegueses do Bodo/Glimt e os polacos do Lech Poznan são os únicos que ficaram pelo 'nulo' (0-0) no primeiro duelo.
No Lech, os portugueses Joel Pereira, Pedro Rebocho, Afonso Sousa e João Amaral vão tentar ajudar o emblema polaco a seguir para os oitavos de final.
O AEK Larnaca, de Luís Gustavo e Rafael Lopes, está em vantagem sobre o Dnipro, depois do 1-0 no Chipre, acontecendo o mesmo com a Lazio, de Luís Maximiano, mas sobre o Cluj (também 1-0 em Itália).
Para os oitavos de final da Liga Conferência Europa já estão apurados West Ham, Nice, AZ Alkaamar, Slovan Bratislava, Villarreal, Djurgardens, Sivasspor e Basaksehir.
Leia Também: Derrocada na Pedreira com sotaque sérvio: Notas do Sp. Braga-Fiorentina