Valter Vieira, antigo diretor do Vitória FC, terá confirmado incentivos pagos pelo Benfica para a equipa sadina travar o FC Porto, num jogo disputado em março de 2017, avança a TVI/CNN esta quinta-feira.
De acordo com a estação, Valter Vieira terá sido apanhado em escutas telefónicas, afirmando que "eles têm que dar a mala", dizendo ainda que "o Benfica tem que se chegar à frente". Mais tarde terá confirmado à PJ os incentivos pagos pelas águias.
Na mesma investigação, há ainda escutas em que Valter Vieira informa Nélson Lenho, que representava o Desportivo de Chaves, que o Benfica havia prometido 15 mil euros a cada jogador da B SAD caso conseguissem ganhar ao FC Porto. Algo que já motivou uma reação por parte do clube da II Liga.
"Aos jogadores do clube, nunca o Benfica ofereceu qualquer prémio para se ganhar ao FC Porto", garante o B SAD.
A mesma notícia da TVI/CNN recorda que naquela altura os pagamentos para ganhar não eram considerados crimes de corrupção, o que passou a acontecer dois meses depois, numa alteração à lei em maio de 2017. Ainda assim, por se tratar de pagamentos em dinheiro vivo, não documentados, configuram crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.