A tarefa era hercúlea para os jovens verde e brancos, mas a tarde foi de sorrisos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, não fosse o jogador do Al Nassr uma das grandes inspirações para a formação dos leões.
A equipa sub-19 do Sporting fez história na Europa e venceu na tarde de terça-feira o Liverpool, por 1-0, qualificando-se para as meias-finais da UEFA Youth League pela primeira vez no seu historial, após ter ficado pelos quartos de final nos últimos dois anos.
Um golo solitário do jovem Rodrigo Ribeiro, aos 65 minutos, valeu aos leões a sua primeira presença de sempre na final-four da Champions de sub-19, em Nyon, na Suíça, entre 21 e 24 de abril.
Amorim e a não prioridade à Youth League
Apesar deste grande sucesso da formação dos verde e brancos, há um facto que causou estranheza nos últimos dias e que colocou 'ao barulho' Rúben Amorim. É que após o jogo com o Arsenal para a Liga Europa, o treinador dos leões foi questionado sobre a utilização do ganês Fatawu, que havia brilhado com o hattrick na ronda anterior da Youth League com o Ajax.
Esta situação impediu que Fatawu possa voltar a ser utilizado na Youth League esta época. A resposta do técnico foi taxativa. A equipa sub-19 não estava na prova para a conquistar, mas para fornecer jogadores ao plantel principal. Amorim deu, inclusive, os exemplos de Benfica e FC Porto.
"Eu tinha de pôr um jogador, foi muito claro, era o Fatawu que ia para jogo, não pensei. Eu sabia a regra, obviamente, porque nós fazemos o planeamento para a Youth League, já sabíamos isso. Na minha cabeça, a formação não está lá para ganhar a Youth League. Têm a obrigação de lutar pela Youth League, mas a ideia da formação é meter jogadores na equipa A. O Fatawu jogou muito bem na Youth League, teve a oportunidade na equipa A. Não pode ir à Youth League? Joga o Duda, o Afonso Moreira, outros jogadores. A formação é para formar jogadores para a equipa principal. Quem ganhou a Youth League em Portugal. Benfica e FC Porto. Quantos jogadores tiraram de lá? Esse é o grande objetivo dos clubes", atirou Rúben Amorim, falando ainda de Gonçalo Inácio.
"É muito bom para a formação, as pessoas olham muito para os resultados. Eu, como treinador: quantos jogadores o Sporting meteu na equipa principal, vendeu por quanto, ficaram quantos anos? O Inácio, o jogador que é... Nunca jogou a Youth League. O que interessa jogar a Youth League? Esse é o meu pensamento. A formação não está lá para ganhar a Youth League. Está lá para lutar pelos títulos. A formação já ganhou quando o Fatawu em vez de jogar a Youth League jogou com o Arsenal. Para mim isso é muito claro", frisou.
O 'elevador Amorim' rumo à equipa principal
As palavras do técnico criaram alguma celeuma, mas os leões pareciam satisfeitos por estarem entre as oito melhores equipas da Europa. É que o principal objetivo desta aposta na formação tem vindo a ser conseguido. São vários os casos de jovens que já se estrearam pela equipa principal pela mão de Rúben Amorim, que 'mora' em Alvalade desde 2020.
Um dos mais recentes casos, ainda que não se tenha estreado, da pelo nome de Diego Callai. O jovem guarda-redes brasileiro foi o suplente de Franco Israel na receção do último domingo ao Boavista. O que prova a lógica apresentada por Amorim e que norteia o pensamento dos leões, mas também do próprio treinador: o mais importante é ter os jovens prontos para serem opção assim que o treinador da equipa principal leonina o desejar.
Antes de Callai, o caso mais recente de um jovem que se fixou na equipa principal é o de Chermiti. Com temporada iniciada na equipa B, o jovem tem sido cada vez mais aposta regular de Rúben Amorim, ao ponto de estar à beira de ser chamado por Roberto Martínez à seleção nacional.
Técnico sempre de olho nos mais jovens
Este jogo com o Liverpool para a UEFA Youth League voltou a mostrar que Rúben Amorim segue com a máxima atenção as camadas jovens. Lado a lado na bancada do Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, o treinador da equipa principal dos leões e o selecionador de Portugal, Roberto Martínez, assistiram àquele que é o futuro do futebol nacional
Além do técnico, parte dos jogadores da equipa principal do Sporting, entre eles alguns com passado de formação como Gonçalo Inácio, Mateus Fernandes e o próprio Chermiti que até há bem pouco tempo era também ele opção para Felipe Çelikkaya neste escalão. E a propósito desta presença dos mais velhos, o técnico dos sub-19 alinhou pela mesma opinião de que esta equipa serve para municiar o plantel principal.
"Dos 27 jogadores que já utilizámos na Youth League, seis estão na equipa A. Desde 2018, 23 jogadores nossos já se estrearam na equipa principal. São números fantásticos para a nossa academia, assim como o facto de estarmos entre as quatro melhores da Europa", atirou o técnico após o jogo com o Liverpool na Academia Cristiano Ronaldo.
Benfica e FC Porto como inspiração
Apesar de Rúben Amorim já ter feito saber que esta equipa sub-19 não está na Youth League para a conquistar mas para disputar os títulos, a verdade é que o técnico pode ver-se 'obrigado' a rever o discurso depois das vitórias contundentes dos 'leõzinhos' contra o Ajax e o Liverpool na corrida rumo à final-four da competição que tem lugar em Nyon, na Suíça.
As meias-finais disputam-se em 21 de abril, estando a final da competição prevista para 24 de abril, em Nyon, na Suíça. É o sétimo ano em nove possíveis que esta fase da prova conta um representante português no top 4, sendo que o FC Porto venceu o Chelsea na final de 2019 e o Benfica 'desfez' o RB Salzburgo na final da temporada passada.
Leia Também: Rugir para a história. Leão pela primeira vez nas 'meias' da Youth League
Leia Também: A festa do Sporting após garantir vaga nas meias da UEFA Youth League