Portugal arrancou a golear no início da era Martínez e suplantou o Liechtenstein, por 4-0, esta quinta-feira, em Alvalade, no primeiro jogo de qualificação para o Euro’2024, com remates certeiros de Cristiano Ronaldo, de penálti e livre direto, João Cancelo e Bernardo Silva.
Antes mesmo do apito inicial, o jogo da seleção nacional ficou pautado por um novo recorde para Cristiano Ronaldo, desta feita com o madeirense a tornar-se o jogador com mais internacionalizações no mundo inteiro (196).
Quanto ao jogo jogado, o conjunto das quinas dominou em toda à linha. Roberto Martínez apostou no sistema 3-4-3, mas jogar com três centrais diante de tão modesto rival quase se tornou banquete demasiado farto para cliente de tão pouca gula.
As oportunidades começaram a nascer desde cedo, com João Félix a desfilar o maior número de ocasiões. Porém, o golo acabaria por surgir dos pés de outro João. Após canto cobrado na direita, à passagem dos oito minutos, o guarda-redes do Liechtenstein afastou a bola para fora da área e esta fica à mercê de Cancelo, que rematou forte e ainda desviou em Traber antes de entrar, enganando Buchel.
Aos 23 minutos, nota para o falhanço de Cristiano Ronaldo, felizmente em fora de jogo para o pesar não ser tão grande, que matou no peito e rematou de primeira… para fora. Estava isolado, mas saiu muito por cima.
As oportunidades sucediam-se em catadupa e ao virar da meia hora Bruno Fernandes, após sentar um rival, dispôs de nova ocasião, porém a bola saiu a rasar o poste direito. Instantes depois foi Palhinha a ficar perto da bonança. Todavia, o marcador não se dilatava e a partida entrava, a compasso, num ritmo de letargia.
Contudo, a etapa complementar arrancou em ritmo TGV e com Bernardo Silva a descobrir o mapa do tesouro aos 47 minutos. Cancelo furou pela direita e sem oposição tentou o passe atrasado para Ronaldo. A defesa do Liechtenstein intercetou e a bola sobrou para Bernardo Silva, que rematou certeiro de pé esquerdo.
Logo depois, aos 52 minutos, Hofer derrubou Cancelo e na conversão do penálti Cristiano Ronaldo colocou Alvalade a gritar….. ‘SIIIIIIIIIIIII’. Minutos volvidos, o madeirense bisou mas o golo foi invalidado por fora de jogo. Aos 64 minutos, Alvalade tornou-se caldeirão em ebulição, após o avançado do Al Nassr bisar de livre direto e rubricar o 120.º golo pela seleção nacional. O madeirense que viria a sair aos 78 minutos para uma ovação de pé da plateia do recinto verde e branco. Até ao fim, nota ainda para João Cancelo, que esteve perto do bis. O futebolista do Bayern que rubricou uma exibição estelar em Alvalade.
Este resultado deixa Portugal na liderança do Grupo J, a par da Bósnia, que esta noite suplantou a Islândia, seguindo-se Eslováquia e Luxemburgo com um ponto. Na próxima jornada a seleção nacional irá opor-se ao Luxemburgo no ducado.
Momento do jogo: Aos 63 minutos, Cristiano Ronaldo chamou-lhe um 'figo' e converteu de livre direto o melhor golo da noite.
Pré-Jogo
- As duas equipas voltam a pisar o tapete verde de Alvalade. Dentro de instantes a cerimónia dos hinos.
- Termina o aquecimento das duas seleções.
- As duas seleções já aquecem no tapete verde de Alvalade.
- Cristiano Ronaldo estabeleceu um novo recorde na noite desta quinta-feira.
Equipas iniciais
Onze de Portugal: Rui Patrício; Gonçalo Inácio, Danilo, Rúben Dias; João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Onze do Liechtenstein: Buchel; Meier, Hofer, Traber, Malin, Wolfinger; Hasler, Wieser, Frommelt; Sele e Gassner.
Antevisão
Portugal e Liechtenstein defrontam-se, esta quinta-feira, a partir das 19h45, no Estádio de Alvalade, num duelo relativo à primeira jornada d Grupo J da fase de qualificação para o Euro'2024.
Um jogo que marca a estreia de Roberto Martínez à frente do comando da seleção nacional, após um longo reinado sob a égide do engenheiro Fernando Santos. Para o mesmo grupo, e também hoje, vão realizar-se os embates entre Eslováquia e Luxemburgo, assim como o Bósnia Herzegovina-Islândia.
Entre estas duas congéres já se realizaram sete embates, com a seleção nacional a ter ganho seis desses encontros e apenas ter cedido um empate em outubro de 2004 (2-2).
Curiosamente, estes são os únicos dois países na Europa, cuja última letra termina numa consoante, isto partindo sempre do pressuposto da antiga designação de Países Baixos (Holanda) e que o País de Gales não entra nestas contas como nação independente, mas integrado no Reino Unido.
Dar conta ainda que o último jogo de Portugal foi diante de Marrocos, e culminou na eliminação do Mundial do Qatar, já o Liechtenstein não vence um encontro desde... 7 de outubro de 2020. De lá para cá, três empates e 22 derrotas.
Leia Também: Herói do Euro'2016 sem dúvidas: "Portugal campeão europeu? É possível..."