Há histórias de superação que apaixonam qualquer amante do desporto.
O nome de Álex Roca Campillo foi um dos mais pronunciado no último fim de semana. O atleta espanhol de 31 anos com paralisia cerebral conquistou o planeta, após tornar-se o primeiro desportista no planeta com 76% de incapacidade a concluir uma maratona, desta feita em Barcelona.
"Fiz história. Primeira pessoa do mundo com 76 por cento de incapacidade física que conseguiu terminar uma maratona: 42,195 km. Isto foi possível graças a toda a minha equipa. Obrigado a todos, não tenho palavras", frisou Álex Roca na rede social Instagram.
Uma publicação que mereceu inclusive o aplauso de Sérgio Conceição e a partilha desta feito nas stories desta rede social pelo técnico do FC Porto.
Recorde-se que os médicos deram uma esperança de vida há muito superada por Álex Roca e que ao dia de hoje ainda ficam surpeendidos pelo facto do atleta espanhol ainda estar vivo. Roca sofre de paralisia cerebral provocada por uma encefalite viral herpética.
¡HE HECHO HISTORIA!
— Alex Roca Campillo (@alexroca91) March 19, 2023
Primera persona del MUNDO con un 76% de discapacidad que ha logrado terminar una MARATÓN: 42, 195 Km
Esto ha sido posible gracias a TODO mi equipo. Gracias a TODOS los que habéis estado animando, NO TENGO PALABRAS… 🫶 pic.twitter.com/XjnQtDmKFN