Após o empate frente ao Gil Vicente (0-0), o Sporting volta a jogar para a I Liga, este domingo, no Jamor, onde irá defrontar o surpreendente Casa Pia, entre as celebrações dos tempos de Páscoa.
Ainda na perseguição ao pódio (a cinco pontos de distância), os leões procuram retomar o caminho dos triunfos na corrida aos lugares de Liga dos Campeões, precisamente antes de voltarem a competir para a Liga Europa, uma vez que se avizinha a deslocação a Turim, para defrontar a Juventus.
Pela frente, o conjunto de Rúben Amorim tem pela frente um adversário que, recentemente, tem oscilado entre o sucesso e o insucesso, mas que continua a fazer uma surpreendente temporada, praticamente colada aos lugares europeus. É certo que tem perdido na condição de visitante, porém, a jogar no Jamor, leva duas vitórias consecutivas.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto:
Filipe Martins:
Análise ao adversário: "No jogo da primeira volta, e já no ano anterior, tínhamos sentimos algumas dificuldades. Conhecemos bem as ideias do adversário. Acho que vai ser um jogo muito encaixado. Lá fomos um pouco surpreendidos com a inclusão do Morita em zonas mais adiantadas".
Pressão de pontuar?: "Nós temos tudo a ganhar, nada a perder. A responsabilidade está completamente do lado do Sporting. Sabemos que podemos encurtar distâncias [para o Vitória SC], mas acho que nos temos de focar nos nossos processos e naquilo que controlamos. Se, no final, levarmos pontos deste jogo, que é o objetivo, melhor ainda, será sinal que conseguimos encurtar para quem vai acima de nós".
Sporting a pensar no FC Porto?: "Ainda há um fator extra, porque acredito que na cabeça do Rúben Amorim esteja presente a possibilidade de chegar ao segundo lugar. A vitória do FC Porto na Luz (1-2) complicou as contas, mas quem trabalha em clubes dessa dimensão sabe conviver perfeitamente com a pressão e não existem momentos de relaxe"
Rúben Amorim:
Análise ao adversário: Jogar contra o Casa Pia é sempre difícil. É uma equipa que sofre poucos golos. Agora, a preparação contra três centrais é mais fácil, porque trabalhamos muitas horas contra o nosso sistema. O sistema é idêntico, mas o Casa Pia pode apresentar-se num 3x5x2, com um jogador no meio-campo, como fez na segunda parte, em Alvalade.
Momento de forma: Preparámos tudo. Viemos de uma exibição em que controlámos o jogo, mas de um resultado negativo, que custou muito à equipa, e isso é bom sinal. Depois de várias vitórias, ter um empate num campo difícil, soube muito a derrota. Temos de ir ao próximo jogo e melhorar. Nos momentos de decisão, temos de ser muito melhores. O foco foi esse, mostrar aos jogadores o que fizemos mal contra o Gil Vicente e o que Casa Pia pode representar. Foi uma preparação normal, com foco nos aspetos da decisão perto da baliza adversária.
Já a pensar na Europa?: "A prioridade é o jogo do campeonato (...). Se eles desligarem, não jogam o próximo jogo. E isto não é de agora, porque não estamos na luta. Sempre foi assim. Toda a gente pode jogar, desde os miúdos da equipa B até ao Seba, todos podem jogar contra a Juventus, e já provámos isso em jogos importantes. Eles sabem com o que contam, e a verdade é que, neste jogo, eles não desligaram. A equipa esteve sempre lá, só não teve a qualidade que devia ter nos momentos de decisão. Não tenho esse medo. Não vou facilitar".
Últimos resultados
Casa Pia: D-V-D-V-D
Sporting: E-V-V-V-E
Últimos onzes
Casa Pia: Lucas Paes, João Nunes, Vasco Fernandes, Nermin Zolotic, Derick Poloni, Afonso Taira, Beni Mukendi, Leonardo Lelo, Saviour Godwin, Yuki Soma e Rafael Martins.
Sporting: Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Matheus Reis, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Youssef Chermiti.
Ausências
Casa Pia: Léo Natel, Kiki Silva (lesionados), Vasco Fernandes e Saviour Godwin (castigados)
Sporting: Daniel Bragança, Héctor Bellerín, Jovane Cabral (lesionados) e Paulinho (em dúvida)
Leia Também: "Clássico não tem impacto. O que teve impacto foi o empate em Barcelos"