Na resposta à pesada goleada (0-4) no El Clásico da passada quarta-feira, o Barcelona empatou no dérbi catalão diante do Girona (0-0), esta segunda-feira, num jogo em que, apesar de não ter vencido, alargou a vantagem para o rival Real Madrid. O título em Camp Nou está, por isso, cada vez mais perto.
Num jogo com poucas oportunidades de golo, os primeiros momentos de perigo até foram criados pelo conjunto visitante que, dentro dos primeiros 20 minutos, estiveram perto do golo, por intermédio de Borja García e Oriol Romeu.
O conjunto de Xavi respondeu e, depois de uma investida de Raphinha, Lewandowski também esteve perto de fazer o gosto ao pé, num duelo que seguiu para o intervalo sem alterações no marcador, mas com destaque para os repetidos cânticos em Camp Nou a chamar por Lionel Messi, algo que aconteceu ao 10.º minuto, à semelhança do El Clásico, diante do Real Madrid.
Na segunda parte, o Girona voltou a ameaçar inaugurar o marcador com os remates de Tsygankov e Riquelme, tendo deixado Xavi algo desconfortável. A curta reação dos culés nos últimos minutos - com destaque para um remate de calcanhar de Lewandowski aos 90+5' -foi insuficiente para mexer com o marcador e o jogo terminou precisamente como começou... sem golo.
Com este resultado, o líder Barcelona passa a somar 72 pontos, mais 13 por comparação ao Real Madrid, cuja diferença era de 12 à entrada para esta última jornada. Já o Girona é 11.º classificado, com 35.
Momento do jogo: A defesa de Ter Stegen a uma tentativa de Riquelme na segunda parte permitiu ao Barcelona segurar um importante ponto na luta pelo título de campeão espanhol.
Onzes
Barcelona:
BARÇA XI #BarçaGirona pic.twitter.com/gXE3JtR0G1
— FC Barcelona (@FCBarcelona) April 10, 2023
Girona:
L’ONZE! ️🤍#BarçaGirona pic.twitter.com/nrT7yT5GqB
— Girona FC (@GironaFC) April 10, 2023
Antevisão
Barcelona e Girona protagonizam um dérbi catalão esta segunda-feira, em Camp Nou, no fecho da 28.ª jornada da La Liga, que poderá criar um 'fosso' na liderança de... 15 pontos.
Os culés procuram reagir à pesada eliminação da Taça do Rei, com a goleada caseira diante do Real Madrid (0-4), voltando a focar atenções na La Liga, em que a diferença para o rival merengue pode voltar a aumentar e, a concretizar-se, praticamente se 'encomendam as faixas' em Camp Nou.
Pela frente, a equipa de Xavi terá um Girona razoavelmente tranquilo a meio da tabela, levando dois jogos sem perder (um empate e uma derrota), sendo que o último embate entre os rivais catalães em Barcelona, em 2018, terminou... em empate (2-2).
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "A derrota do Real Madrid motiva-nos ainda mais. Não podemos falhar"