Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

FC Porto volta a vencer pela margem mínima e não deixa fugir Benfica

Golo de Iván Marcano, em cima do intervalo, vale triunfo fora de casa e permite repor a desvantagem de quatro pontos para o líder Benfica.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
08/05/2023 23:15 ‧ 08/05/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto não atira a toalha ao chão na luta pelo título e esta segunda-feira foi até Arouca arrancar mais um triunfo tangencial (1-0) no fecho da 31.ª jornada da I Liga. Os dragões seguem, assim, a quatro pontos do líder e rival Benfica, isto quando faltam apenas três ronda para o final do campeonato. Ou seja, restam apenas nove pontos em discussão. 

Numa noite em que ficou evidente, uma vez mais, a falta de eficácia dos dragões, Sérgio Conceição, que hoje ficou na bancada, viu Iván Marcano (44') ter cabeça para encontrar o caminho da baliza e marcar o único golo da noite no Estádio Municipal de Arouca. 

Feitas as contas, o FC Porto acumula o oitavo triunfo consecutivo em todas as competições, o sétimo pela margem mínima, sendo que pelo meio confirmou a presença na final da Taça de Portugal. 

Filme do jogo

O FC Porto entrou melhor em Arouca e logo aos 11 minutos dispôs de uma grande ocasião para marcar. Otávio, Galeno e Evanilson desenharam uma bela jogada coletiva, mas Taremi tirou mal às medidas do chapéu aplicado a De Arruabarrena e acertou... na trave

Otávio ia sendo o elemento mais em foco durante os primeiros 45 minutos e não escapou a um cartão amarelo que o tirou do próximo jogo, frente ao Casa Pia. Um problema antecipado para Sérgio Conceição, que estava na bancada a cumprir a suspensão provocada pela expulsão frente ao Famalicão, na quinta-feira. 

O Arouca parecia mais contido no momento ofensivo e a estratégia defensiva acabou por ruir ainda antes do intervalo. Otávio rasgou pelo corredor direito e cruzou com conta, peso e medida para a cabeçada triunfal de Marcano que, aos 44 minutos, quebrou o nulo

A segunda parte contou com um Arouca mais atrevido e com outra atitude na hora de partir para o ataque. O jogo ficou, assim, mais partido, e o FC Porto teve mais espaço nos momentos em que conseguia sair para contra-ataque. No entanto, e num filme já viste ao longo desta temporada, faltava critério e acerto no último passe dos dragões para que o resultado pudesse ser dilatado. 

A equipa de Armando Evangelista, por seu turno, não conseguia ultrapassar o bloco defensivo do FC Porto e as oportunidades de golo eram, de facto, escassas. 

Na bancada do Municipal de Arouca, à distância, Sérgio Conceição tentava dar mais frescura ao ataque do FC Porto e lançou Toni Martínez para o lugar de Evanilson aos 72 minutos. 

Apesar da mexida, os dragões continuavam sem conseguir fazer mais estragos, e o resultado não mais se alterou, registando-se nova vitória pela margem mínima, algo que se já se tornou habitual na realidade portista. 

Na próxima jornada a equipa portista recebe o Casa Pia no Estádio do Dragão, esperando por um eventual deslize do Benfica na visita ao Portimonense. 

Por sua vez, o Arouca continua no quinto lugar da tabela classificativa, com 48 pontos, mas vê o Vitória SC recuperar e aproximar-se, seguindo logo atrás, com apenas menos um ponto. 

Momento do jogo: O golo de Marcano, em cima do intervalo, trouxe ao FC Porto a tranquilidade necessária para jogar a segunda parte. Numa altura em que é notória a ausência de inspiração ofensiva, marcar na primeira parte evitou qualquer tipo de ansiedade nos segundos 45 minutos. 

Equipas inicias 

Antevisão

O FC Porto visita, esta segunda-feira, o reduto do Arouca, no fecho da 31.ª jornada da I Liga. Após a vitória do Benfica diante do Sp. Braga (1-0), registada 48 horas antes, os dragões tentam reaproximar-se da liderança ocupada pelo rival. 

Atualmente separados por sete pontos, a equipa de Sérgio Conceição tenta repor para quatro a desvantagem face ao Benfica, isto antes do campeonato entrar para as três últimas rondas. 

No entanto, vale frisar que o Arouca tem sido uma das boas surpresas da temporada, ainda que tenha averbado uma derrota na última jornada, diante do Rio Ave. De todo o modo, a equipa arouquense pretende agarrar-se com unhas e dentes ao quinto lugar, que dará acesso à competições europeias da próxima época.

O pontapé de saída está agendado para as 21h15 e poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto

Leia Também: Nova 'reencarnação' de Evanilson. Brasileiro quer trocar lesões por golos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Taça de Portugal

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas