O FC Porto não atira a toalha ao chão na luta pelo título e esta segunda-feira foi até Arouca arrancar mais um triunfo tangencial (1-0) no fecho da 31.ª jornada da I Liga. Os dragões seguem, assim, a quatro pontos do líder e rival Benfica, isto quando faltam apenas três ronda para o final do campeonato. Ou seja, restam apenas nove pontos em discussão.
Numa noite em que ficou evidente, uma vez mais, a falta de eficácia dos dragões, Sérgio Conceição, que hoje ficou na bancada, viu Iván Marcano (44') ter cabeça para encontrar o caminho da baliza e marcar o único golo da noite no Estádio Municipal de Arouca.
Feitas as contas, o FC Porto acumula o oitavo triunfo consecutivo em todas as competições, o sétimo pela margem mínima, sendo que pelo meio confirmou a presença na final da Taça de Portugal.
Filme do jogo
O FC Porto entrou melhor em Arouca e logo aos 11 minutos dispôs de uma grande ocasião para marcar. Otávio, Galeno e Evanilson desenharam uma bela jogada coletiva, mas Taremi tirou mal às medidas do chapéu aplicado a De Arruabarrena e acertou... na trave.
Otávio ia sendo o elemento mais em foco durante os primeiros 45 minutos e não escapou a um cartão amarelo que o tirou do próximo jogo, frente ao Casa Pia. Um problema antecipado para Sérgio Conceição, que estava na bancada a cumprir a suspensão provocada pela expulsão frente ao Famalicão, na quinta-feira.
O Arouca parecia mais contido no momento ofensivo e a estratégia defensiva acabou por ruir ainda antes do intervalo. Otávio rasgou pelo corredor direito e cruzou com conta, peso e medida para a cabeçada triunfal de Marcano que, aos 44 minutos, quebrou o nulo.
+ um golo do defesa + goleador da história do FC Porto: 7.º golo de Marcano na época, o 4.º no campeonato
— Playmaker (@playmaker_PT) May 8, 2023
Marcano iguala o seu melhor registo de golos numa época: já tinha apontado 7 golos em 2017/18 pic.twitter.com/Ou2ydEM9bP
A segunda parte contou com um Arouca mais atrevido e com outra atitude na hora de partir para o ataque. O jogo ficou, assim, mais partido, e o FC Porto teve mais espaço nos momentos em que conseguia sair para contra-ataque. No entanto, e num filme já viste ao longo desta temporada, faltava critério e acerto no último passe dos dragões para que o resultado pudesse ser dilatado.
A equipa de Armando Evangelista, por seu turno, não conseguia ultrapassar o bloco defensivo do FC Porto e as oportunidades de golo eram, de facto, escassas.
Na bancada do Municipal de Arouca, à distância, Sérgio Conceição tentava dar mais frescura ao ataque do FC Porto e lançou Toni Martínez para o lugar de Evanilson aos 72 minutos.
Apesar da mexida, os dragões continuavam sem conseguir fazer mais estragos, e o resultado não mais se alterou, registando-se nova vitória pela margem mínima, algo que se já se tornou habitual na realidade portista.
Na próxima jornada a equipa portista recebe o Casa Pia no Estádio do Dragão, esperando por um eventual deslize do Benfica na visita ao Portimonense.
Por sua vez, o Arouca continua no quinto lugar da tabela classificativa, com 48 pontos, mas vê o Vitória SC recuperar e aproximar-se, seguindo logo atrás, com apenas menos um ponto.
Momento do jogo: O golo de Marcano, em cima do intervalo, trouxe ao FC Porto a tranquilidade necessária para jogar a segunda parte. Numa altura em que é notória a ausência de inspiração ofensiva, marcar na primeira parte evitou qualquer tipo de ansiedade nos segundos 45 minutos.
Equipas inicias
𝟭𝟭 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 🟡
— FC Arouca (@OficialFCArouca) May 8, 2023
Esta é a nossa equipa de hoje 𝑝𝑜𝑤𝑒𝑟𝑒𝑑 𝑏𝑦 𝐶𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜 𝐸𝑙𝑒𝑐𝑡𝑟𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑎! #Renascer #DePrimeira #AmorEPaixao #LobosDeArouca pic.twitter.com/0E9wTOfVsX
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#FCAFCP pic.twitter.com/S1wjCVLu3p
— FC Porto (@FCPorto) May 8, 2023
Antevisão
O FC Porto visita, esta segunda-feira, o reduto do Arouca, no fecho da 31.ª jornada da I Liga. Após a vitória do Benfica diante do Sp. Braga (1-0), registada 48 horas antes, os dragões tentam reaproximar-se da liderança ocupada pelo rival.
Atualmente separados por sete pontos, a equipa de Sérgio Conceição tenta repor para quatro a desvantagem face ao Benfica, isto antes do campeonato entrar para as três últimas rondas.
No entanto, vale frisar que o Arouca tem sido uma das boas surpresas da temporada, ainda que tenha averbado uma derrota na última jornada, diante do Rio Ave. De todo o modo, a equipa arouquense pretende agarrar-se com unhas e dentes ao quinto lugar, que dará acesso à competições europeias da próxima época.
O pontapé de saída está agendado para as 21h15 e poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Nova 'reencarnação' de Evanilson. Brasileiro quer trocar lesões por golos