Há um jogador no ataque do Sporting que está a começar a sobressair-se. De Marcus Edwards para Pedro Gonçalves, o destaque nos homens da frente andou sempre entre as mãos de apenas dois jogadores. Na reta final da temporada, Francisco Trincão mostrou que tinha algo mais a dar.
Um arranque 'a soluçar' não deixou os adeptos dos leões convencidos quanto ao jogador. Passados vários meses, Trincão começa a dar cartas, tendo já confirmado a melhor época no plano individual, com 12 golos e quatro assistências em 49 jogos, e estando a atravessar a melhor fase, com seis golos desde o arranque de 2023.
Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Fernando Mendes, antigo jogador do Sporting, analisou a melhor fase de Trincão, que, acredita, dependia de confiança.
"É um jogador que está a ganhar confiança. Tecnicamente, é um dos jogadores mais evoluídos a atuar no futebol português. Não era um jogador regular, também esteve muito tempo parado. É preciso jogar, é preciso ganhar confiança. Ganhando essa confiança e fazendo o que ele está a fazer, tem sido um jogador em destaque. Tem tudo para fazer grandes temporadas", começou por dizer.
Francisco Trincão festejou o 12.º golo na época frente ao Paços de Ferreira© Global Imagens
Rúben Amorim afirmou em conferência de imprensa, no final do jogo em Paços de Ferreira, que Trincão não parece, hoje, o mesmo jogador que começou a época. Fernando Mendes concorda com o treinador do Sporting.
"Clube novo, realidade nova, apesar de ter estado no Barcelona, que é um clube tremendo, colegas novos. O tempo que também esteve parado sem jogar... Tudo isso condiciona a entrada num novo clube, ainda para mais com as responsabilidades do Sporting. Com o tempo, conhecendo os colegas, conhecendo tudo o que faz parte da equipa, a tendência é melhorar", disse ainda.
Com mais três jogos para jogar até ao final da época, o melhor de Francisco Trincão terá de ficar para a próxima temporada. Fernando Mendes deixa um sinal de esperança.
"Já que não começou bem esta época, que comece melhor a próxima. Infelizmente, as coisas não correram bem ao Sporting, mas tem tido alguns jogadores, como o caso do Trincão, que têm estado em destaque em determinados períodos de tempo. É bom que ele mantenha este nível", afirmou.
Francisco Trincão soma 49 jogos pelo Sporting, 37 deles a titular© Getty Images
Nos últimos dois jogos do Sporting, Trincão atuou como ponta de lança no já conhecido ataque móvel de Amorim. Depois de Pedro Gonçalves e Marcus Edwards, foi a vez de o ex-Sp. Braga e Barcelona ter experimentado a função, tendo até chegado ao golo no Capital do Móvel. Fernando Mendes revelou-se agradado com o resultado, mas espera outras ideias de Amorim para a frente de ataque.
"Neste jogo com o Paços de Ferreira vi uma coisa que já não via há muito tempo. Amorim acabou o jogo a jogar com dois pontas de lança, Chermiti e Paulinho. Está numa altura em que poderá experimentar novas maneiras de pôr aqueles jogadores a jogar. Agora, tendo Paulinho e vindo, provavelmente, mais algum ponta de lança... Não quer dizer que em certos jogos o Sporting não jogue com o ataque móvel, que já deu resultados em muitos jogos. É uma solução excelente, mas continuo a achar que o Sporting tem de ter um ponta-de-lança que faça golos e que atrapalhe as defesas contrárias. É esperar para ver", disse.
Paulinho regressou às opções de Rúben Amorim no jogo frente ao Paços de Ferreira© Global Imagens
Esperar para ver qual a ideia de Rúben Amorim para a nova época e também qual será o futuro de Francisco Trincão. O extremo já reuniu interessados no futebol inglês e, apesar de as propostas não terem surgido, o nome do extremo está referenciado. Após um verão que se adivinha frustrantemente longo para o Sporting, Fernando Mendes espera poder ver Trincão em Alvalade em 2023/24, mas não só.
"Espero ver o Trincão, espero ver o Ugarte, espero ver o Edwards, espero ver o Pedro Gonçalves... São jogadores que estão cá há algum tempo e que têm feito coisas boas. Agora é esperar para o final do campeonato. Não depende só do Sporting [o acesso à Liga dos Campeões], depende também do Sp. Braga, que tem de ceder. É esperar e que, acima de tudo, que não saia ninguém. Se sair, há que reconstruir outra vez. Receio de uma nova debandada? Claro que sim, como já aconteceu. Da equipa que foi campeã, veja-se os jogadores que já saíram. Quase uma equipa inteira... Há sempre esse risco e, infelizmente, o Sporting não tem poços de petróleo em Alvalade", concluiu.
O Sporting ainda sonha com o acesso ao playoff da Liga dos Campeões, o qual pertence, por enquanto, ao Sp. Braga. Os minhotos perderam contra o Benfica e viram a vantagem reduzir-se para os quatro pontos, isto quando há ainda nove em discussão. Os leões vão receber o Marítimo no próximo sábado.
Leia Também: Sp. Braga tropeça, Sporting segue. Contas da Champions ao rubro