Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Benfica campeão? Sporting fora da Champions? O que a jornada pode trazer

Há quem possa festejar, há quem tenha de 'atirar a toalha ao chão'. Eis as contas da antepenúltima jornada que servem todos os gostos e mais alguns.

Benfica campeão? Sporting fora da Champions? O que a jornada pode trazer
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/05/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Avizinha-se uma reta final de temporada em modo 'loucura' na I Liga, com todas as decisões ainda por acontecer, desde o título de campeão nacional às provas europeias e ao selo da manutenção. 

Muitas destas contas ainda poderão passar para as duas últimas jornadas, mas a calculadora permite-nos identificar várias possibilidades de festejo já este fim de semana, nos duelos relativos à 32.ª jornada do principal escalão do futebol português.

Benfica e FC Porto lutam pelo título, Sporting de Braga e Sporting correm pela última vaga da Liga dos Campeões, Arouca e Vitória SC disputam a quinta posição, Desportivo de Chaves e Famalicão correm em busca do sexto lugar, Estoril procura a manutenção, e Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara agarram-se desesperadamente à vaga do play-off, mas estes não são cenários únicos e a verdade é que há contas para todos os gostos.

Título para o bico da águia?

As possibilidades de ver o Benfica festejar o 38.º campeonato da sua história, já este fim de semana, são, teoricamente ,remotas, mas possíveis. As águias terão de conquistar três pontos em Portimão e esperar que o FC Porto perca na receção ao Casa Pia, sendo este o único cenário de festa para a antepenúltima jornada.

Mesmo que os azuis e brancos empatem, a eventual diferença de seis pontos não figura como suficiente para a conquista matemática do título por parte dos encarnados, que, face ao confronto direto anulado (0-1 no Dragão e 1-2 na Luz), têm de ver materializada a superior diferença de golos no fecho das contas da prova, sendo que, atualmente, o Benfica até leva um rácio positivo de 55 golos, contra os 45 do rival, o FC Porto.

Qualquer resultado diferente de um triunfo da equipa de Roger Schmidt diante do Portimonense, não só impede a festa no Marquês de Pombal, como ainda permite que o conjunto de Sérgio Conceição continue a sonhar com o título, uma vez que se encontra a quatro pontos de distância, em nove possíveis.

Champions na rota minhota, mas leão ruge

Quem também se encontra a quatro pontos do objetivo mínimo da temporada é o Sporting, perante um Sporting de Braga que segue na terceira posição e com claros argumentos para garantir a vaga de play-off da Liga dos Campeões, em vez da habitual qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.

Os minhotos ainda podem espreitar o segundo lugar - levando cinco pontos de desvantagem para o FC Porto, que se transformam em seis em função do confronto direto (1-0 no Dragão e 0-0 na Pedreira) -, mas a mais recente derrota na Luz deverá deixar os pupilos de Artur Jorge focados em manter a terceira posição, que até pode ser garantida já esta jornada, caso vençam o Santa Clara e vejam o Sporting a perder, na receção ao Marítimo.

A equipa de Rúben Amorim segue segura no quarto lugar e sabe que qualquer tipo de recuperação será sempre um extra na crença em recuperar a última vaga do pódio, pelo que sente a obrigação de ganhar os três jogos e esperar por, pelo menos, dois deslizes dos bracarenses... em três possíveis. A tarefa não se avizinha fácil, mas a diferença de quatro pontos até pode ser reduzida para um ou dois, dependendo da forma como o Sporting de Braga reaja à interrupção da série de bons resultados.

Vagas europeias com vários candidatos

Da Liga Conferência Europa, assistimos a várias lutas 'embrulhadas', e as últimas vagas europeias não são exceção, ainda que Arouca e Vitória SC partam com relativa vantagem face a outros candidatos que ainda espreitem tais possibilidades que, matematicamente, ainda colocam Desportivo de Chaves, Famalicão, Casa Pia, Boavista, Vizela e Rio Ave na equação. Destes seis clubes, os últimos quatro ficam sem qualquer hipótese de chegar, no mínimo, à sexta posição, caso arouquenses e vimaranenses vençam os respetivos jogos, ou até mesmo se os próprios clubes percam.

Arouca e Vitória SC ainda podem discutir a quinta posição entre si, mas nada ficará decidido este fim de semana. Ainda assim, as vagas europeias correspondentes ao quinto e sexto lugares podem já ficar fechadas (independentemente) da ordem caso as referidas equipas vençam, dependendo ainda das derrotas (ou até empates) dos clubes que seguem imediatamente atrás - o Desportivo de Chaves (que não fez a inscrição) e o Famalicão.

Salvação absoluta para alguém?

Olhando para os últimos lugares da tabela, há equipas como Gil Vicente e Estoril que, apesar de terem uma situação aparentemente controlada, ainda não estão a salvo. Os gilistas precisam apenas de um empate, diante do Boavista, para resolverem essa questão, sendo que até podem não pontuar e acabar a festejar, desde que o Marítimo não vá além de um empate, em Alvalade.

Já os canarinhos, também podem festejar a manutenção este fim de semana, mas estão obrigados a vencer o Arouca e ainda a esperar que o Marítimo não vença o Sporting. Um empate do Estoril nunca será suficiente para garantir o que que quer seja, na antepenúltima jornada, até porque a última ronda contará com um duelo, precisamente, frente aos madeirenses.

Escapatória do play-off

E eis que nos deparamos com uma das 'encruzilhadas' mais emocionantes da prova, ainda que nenhum clube goste de estar envolvido na luta dos últimos. A verdade é que a antepenúltima posição ainda pode significar um réstia de esperança para Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara, no que toca à permanência por via do play-off, que será disputado frente ao terceiro classificado da II Liga.

Comecemos por quem tem as hipóteses mais reduzidas, o Santa Clara. Se os açorianos perderem ou empatarem em Braga, e o Marítimo triunfar em Alvalade, confirma-se a descida para o único emblema representativo do arquipélago dos Açores na I Liga.

Ainda assim, também o Paços de Ferreira se pode deparar com o temível desfecho de queda para a II Liga mediante uma determinada conjetura de resultados. Caso os pacenses saiam derrotados de Chaves, bastará verem o Marítimo a sorrir frente aos leões para confirmarem a descida, sendo que, perante tal situação, o conjunto do arquipélago da Madeira só garantiria o antepenúltimo lugar se o Santa Clara também ficasse fora da equação.

As contas são complexas em muitos casos e, da mesma forma que muita coisa pode ficar definitiva este fim de semana, também há a possibilidade de... ninguém festejar nada. Seja como for, não há nada melhor do que acompanhar a 32.ª jornada ao mais ínfimo pormenor, algo que poderá seguir através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: 'Alerta Kelvin' para Schmidt. Semelhanças com 2013 assombram Benfica

Leia Também: Sp. Braga tropeça, Sporting segue. Contas da Champions ao rubro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório