O FC Porto entra para a antepenúltima jornada da I Liga, em jogo frente ao Casa Pia agendado para este domingo, a saber que poderá entregar o título de campeão nacional ao Benfica, apenas e só em caso de derrota.
A goleada das águias em Portimão, este sábado, deixou o maior rival do FC Porto a apenas um triunfo de festejar o 38.º campeonato da história, tendo reduzido (ainda mais) as aspirações da equipa de Sérgio Conceição em revalidar o título conquistado na temporada passada.
As possibilidades matemáticas existem, sendo que, para surgir uma inesperada reviravolta no topo da classificação da I Liga, seria preciso o FC Porto ganhar os três jogos que restam e esperar que o Benfica escorregasse tanto frente ao Sporting (contra quem pode fazer a festa, em Alvalade), como contra o Santa Clara na derradeira jornada.
Na tentativa de garantir a sétima vitória seguida do campeonato (algo que ainda não tinha acontecido na presente edição), o FC Porto terá pela frente um Casa Pia que chegou a ser a equipa sensação da prova - e até travou os dragões na primeira volta (0-0) -, apesar de já não vencer há sensivelmente dois meses, com o registo de quatro derrotas e dois empates.
Olhando para a história, os gansos apenas visitaram o reduto do FC Porto por duas vezes e, se na primeira, apenas perderam por 2-1 (1930/31), na segunda acabaram por ser goleados por 10-0, em 1938/39.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Manuel Oliveira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição:
Casa Pia numa fase negativa: "É uma equipa que na primeira volta foi a equipa sensação. Nem os jogadores, nem a equipa técnica desaprenderam. Espera-nos um jogo contra uma equipa que não sofre muitos golos, excetuando contra o Sporting. É uma equipa bem consistente a nível defensivo".
Jogar depois do Benfica: "Nunca dei grande importância ao jogar antes e depois. São 34 jornadas e temos de as jogar a todas. Neste momento o mais importante é estamos focados no nosso jogo. Temos de estar focados e concentrados no jogo com o Casa Pia. Têm feito um bom campeonato, apesar dos resultados na segunda volta não serem os mesmos da primeira. Têm qualidade."
Recorde ao serviço dos dragões: "Trocava esse recorde [treinador com mais jogos na história do clube, superando Pedroto] pela vitória no campeonato. A marca diz o que diz, estou cá há 6 anos, os jogos vão-se somando. Fico honrado porque atrás de mim estão treinadores com prestígio enorme mas não me traz felicidade nenhuma. O que me interessa é ganhar amanhã, ganhar títulos, sou muito obcecado por isso. Diria muito. Mas é o que é, nada de especial nesse recorde. O que importa é ganhar ao Casa Pia amanhã para que na próxima jornada possamos ir a Famalicão e dar uma boa resposta."
Filipe Martins:
Análise ao adversário: "Num clube com a dimensão do FC Porto, a pressão está inerente todos os dias. Nesses clubes só há um resultado, que é ganhar, seja com o Casa Pia ou o Inter Milão. Têm de estar preparados psicologicamente para lidar com a pressão. Não espero facilidades, nem momentos de tensão acrescida por parte do FC Porto"
Influência do jogo do Benfica?: "Qualquer que seja o resultado que o Benfica possa fazer hoje, também conhecendo a cultura do FC Porto e as ideias do seu treinador, acho que não vai afetar minimamente. Naquela casa só se pensa em ganhar e sabem perfeitamente que apenas e só a vitória, em qualquer um dos casos, pode alimentar o sonho de ser campeão nacional. Teremos seguramente as mesmas dificuldades e vamos tentar fazer das nossas forças suficientes para trazermos um resultado positivo".
Crescimento apesar da onda negativa: "Há um crescimento, que não tem sido materializado em resultados. Vamos ao Dragão com o sentimento de um objetivo há muito tempo cumprido. Quer seja uma fase boa ou má, há uma coisa que temos: tranquilidade. Estamos completamente com o nosso objetivo feito e bem cumprido".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Casa Pia: E-D-D-E-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Otávio, Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson
Casa Pia: Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Fernando Varela, Duplexe Tchamba, Leonardo Lelo, Ângelo Neto, Beni Mukendi, Lucas Soares, Saviour Godwin, Rafael Martins, Yuki Soma
Ausências
FC Porto: João Mário (lesionado), Iván Marcano e Otávio (castigados).
Casa Pia: Romário Baró (emprestado), Kiki Silva e Natel (lesionados).
Leia Também: "Recorde ao serviço do FC Porto? Trocava isso pela vitória no campeonato"