A temporada ainda não terminou para o FC Porto, que ainda vai à luta pela Taça de Portugal frente ao Sp. Braga, nem para David Carmo, que espera uma última chance nesta época. O defesa central passou uma época agridoce, naquele que foi o primeiro ano no Dragão.
Os azuis e brancos, acabados de conquistar o título, foram a Braga buscar o jovem jogador que, tempos antes, tinha regressado de uma lesão grave. A aposta no rejuvenescimento do centro da defesa levou o FC Porto a pagar caro por Carmo, que não chegou ao Dragão com talão de troca.
Poucas oportunidades no ano da estreia
Ninguém podia adivinhar que, depois de custar 20 milhões de euros ao já não tão rico FC Porto, David Carmo acabasse como 'reserva do reserva' dos dragões. A temporada começou, para o jovem defesa, na equipa B, onde perdeu logo frente ao Sp. Covilhã. Só na segunda jornada é que Conceição integrou Carmo nas escolhas.
Frente ao Vizela, o jovem defesa ficou no banco enquanto Marcano, ao lado de Pepe, fazia a diferença com golo aos 90. Um mês depois, eis a estreia na equipa principal, frente ao Gil Vicente. A titularidade manteve-se até à última semana de outubro, quando o FC Porto empatou a um golo com o Santa Clara.
David Carmo chegou no verão passado ao FC Porto a troco de 20 milhões de euros© Reprodução Twitter FC Porto
David Carmo jogou 13 jogos seguidos no centro da defesa e só não terminou um, da Taça de Portugal frente ao Anadia. De resto, até na Liga dos Campeões e no Clássico contra o Benfica jogou. No entanto, um erro contra o Club Brugge, na fase de grupos da prova milionária, terá custado caro ao jogador.
Quando o FC Porto vencia por 1-0, Carmo cometeu falta na grande área, punida com grande penalidade. Conceição, na altura, falou sobre "azia" e "dificuldade em aceitar um erro do género", o qual justificou com "inexperiência". Desde então, foi preciso esperar quatro meses para se ver David Carmo novamente em ação.
David Carmo foi titular em 16 dos 18 jogos em que participou© Getty Images
A meio de fevereiro, por apenas um minuto e pouco mais, o jovem defesa jogou em Alvalade na vitória frente ao Sporting, o seu penúltimo jogo na equipa principal em toda a época. Com mais dois jogos pela equipa B pelo meio, um em março e outro em abril, David Carmo voltou a ter um minuto de jogo na vitória suada frente ao Casa Pia.
Concorrência pesa. E no futuro?
O centro da defesa do FC Porto está ocupado por Pepe e Marcano, jogadores mais experientes da equipa. A dupla tem dado resultados, mas deverão deixar de andar de mãos dadas em breve.
Pepe já renovou contrato, Marcano ainda não, adivinhando-se, por isso, uma saída em breve. Na fila está Fábio Cardoso, outra opção que Conceição vê como segura e à qual já recorreu várias vezes. No entanto, há fatores que poderão jogar a favor de David Carmo na próxima época.
Marcano, de 35 anos, termina contrato no final desta temporada© Global Imagens
O facto de jogar de pé esquerdo, à imagem de Marcano, poderá levar Sérgio Conceição a promover o defesa a titular. Além disso, o peso do valor pago, que, com os minutos somados até agora, representa 17.543 mil euros por minuto de jogo, e a exigência de retorno desportivo poderão levar David Carmo a bater os 1.140 minutos de jogo que somou nesta época.
Um último suspiro frente a um velho conhecido
Com cerca de dois minutos de jogo em 2023 pela equipa principal do FC Porto, David Carmo faz 'figas' para poder jogar na última partida desta época. Os dragões vão defrontar o Sp. Braga no Jamor pela Taça de Portugal, um jogo que poderá ter grande carga emocional para o defesa.
David Carmo passou sete épocas ao serviço do Sp. Braga, as últimas três na equipa principal© Getty Images
Natural de Aveiro, Carmo passou do Beira-Mar para o Estarreja antes de jogar na formação do Benfica. Depois de Anadia, Sanjoanense e um regresso ao Beira-Mar, entrou nas camadas jovens do Sp. Braga, onde fez o seu aminho desde juvenis até seniores.
Estreado na equipa principal em 2019/20, assentou como titular nos minhotos, que o viram partir no último verão, com uma Taça de Portugal no currículo. Quase um ano depois, David Carmo reencontra o clube que lançou para a ribalta e em jogo está um título importante, que poderá abrilhantar a tremenda temporada dos arsenalistas ou minimizar os danos causados nos dragões pelo falhanço na reconquista do título nacional.
Leia Também: Sequeira foi operado ao joelho esquerdo e é baixa no Sporting de Braga