Sevilla e AS Roma vão disputar na noite desta quarta-feira a grande final da Liga Europa. José Mourinho terá pela frente uma grande missão, podendo levar, pela primeira vez na história do conjunto italiano, dois troféus europeus em duas épocas seguidas.
Depois de escrever o seu nome na história da Liga Conferência como o primeiro vencedor da prova, o Special One pode chegar aos seis títulos internacionais, a segunda Liga Europa do palmarés pessoal, fora a Taça UEFA que venceu pelo FC Porto.
Do outro lado, o Sevilla, o 'papão' da segunda prova europeia, tem uma nova chance para assegurar a entrada nas provas internacionais da próxima época. Com a última jornada da La Liga à porta, os andaluzes estão a um ponto do acesso à Liga Conferência, a única prova à qual poderão ir. Para tal, é preciso vencer a Real Sociedad e esperar trambolhões por todo o lado, especialmente de Osasuna, Athletic Bilbao e Rayo Vallecano.
O Sevilla-AS Roma joga-se a partir das 20 horas desta quarta-feira, no Puskas Arena.
Treinadores em discurso direto
José Luis Mendilibar
Reviravolta do Sevilla: Quando cheguei ao clube já tinham passado algumas eliminatórias, o mérito não é apenas meu. A história está aí e não mente, e o clube tem, sobretudo nos últimos 20 anos, sido a melhor equipa nesta competição. Estamos aqui porque merecemos, as duas equipas tiveram caminhos diferentes e para os dois será complicado vencer
José Mourinho: A história não ganha jogos e os elogios também não. A AS Roma será o adversário mais difícil porque foi o que chegou à final. Sabemos como vamos jogar, também como eles vão jogar, e, nessa luta, veremos quem ganha. A nossa ideia é clara e não vamos mudar.
AS Roma: É uma equipa muito difícil de enfrentar porque poucas vezes estão nervosos. Temos de ter a mesma tranquilidade. (...) Temos de estar tranquilos, equilibrados e atentos com a bola, para que nas perdas de bola não nos possam ferir.
José Mourinho
Final: Jogar uma final da Liga Europa é quase normal. É uma ocasião extraordinária. O orçamento do Sevilla não é o mesmo do da AS Roma. Nós temos jogadores que, no ano passado, jogavam na equipa B. Eu tive mais oportunidades de disputar provas europeias, mas Mendilibar é da minha geração, estamos no mesmo patamar.
Futuro: Penso que, se alguém tiver uma pergunta como essa, devem colocá-la a Mendilibar, que está em final de contrato. Falei com os meus dois capitães e colocaram-me uma pergunta semelhante. Não vou revelar o que disse, porque é entre mim e a equipa. Eles sabem aquilo que eu penso. É diferente de quando estava no Inter, porque não tinha assinado com o Real Madrid, mas estava tudo fechado. Agora, não tenho nada, zero contactos com outros clubes. Estou a pensar no jogo de amanhã e naquilo que temos de fazer.
Últimos resultados
Sevilla: V-V-E-E-D
AS Roma: V-E-E-E-D
Últimos onzes
Sevilla: Bono; Montiel, Rekik, Gudelj, Acuña; Rakitic, Manuel Bueno, Lamela, Papu Gómez, Bryan Gil; Rafa Mir.
AS Roma: Svilar; Missori, Smalling, Llorente, Zalewski; Tahirovic, Wijnaldum, Bove; Solbakken, Belotti, El Shaarawy.
Ausências
Sevilla: Acuña, Corona, Gueye.
AS Roma: Karsdorp, Kumbulla.
Leia Também: Mourinho deixou brasileiro da AS Roma boquiaberto: "Não dá para explicar"