Portugal complicou, neste sábado, as aspirações para rumar à fase a eliminar do Europeu sub-21, empatando diante dos Países Baixos (1-1). Os lusos abriram o marcador em Tiblisi, mas acabaram por claudicar nos minutos finais.
Depois da derrota na primeira jornada contra a anfitriã Geórgia, a equipa das quinas sabia que uma vitória seria o resultado mais encorajador para sonhar com o apuramento para os quartos de final da competição.
Os neerlandeses entraram na partida, e tiveram grandes ocasiões desde o apito inicial. Celton Biai foi fazendo o que pôde, mas houve um lance em que quase ia metendo água. Perigo passado, os lusos equilibraram as contas e contra a corrente do jogo conseguiram abrir o marcador aos 20 minutos.
Tiago Dantas fez um passe longo à procura de Pedro Neto, o extremo dos Wolves trabalhou sobre o adversário, e cruzou para a área onde apareceu André Almeida para marcar o primeiro golo português nesta competição.
O segundo tempo trouxe uma partida com o equilíbrio que tínhamos assistido na primeira parte. Mas com o passar dos minutos, os Países Baixos soltaram-se e conseguiram chegar ao empate ao minuto 78. Após um canto na esquerda, a bola é desviada no primeiro poste sobra para Brobbey que, solto de marcação, só teve de empurrar para o fundo das redes.
Este resultado deixa Portugal a precisar de fazer muitas contas para seguir em frente na prova. Os lusos estão no último lugar do grupo A com um ponto e precisam não só de vencer a Bélgica, como também esperar que os Países Baixos, terceiros com dois pontos, não ganhem à Geórgia na terceira ronda.
Equipas iniciais
Portugal: Celton Biai, Zé Carlos, Alexandre Penetra, André Amaro, Nuno Tavares, Samuel Costa, Tiago Dantas, João Neves, André Almeida, Fábio Silva e Pedro Neto.
Suplentes: Samuel Soares, Francisco Meixedo, Bernardo Vital, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Afonso Sousa, Francisco Conceição, Leonardo Lelo, Vitinha, Vasco Sousa e Diego Moreira.
Países Baixos: Verbruggen; Timber, Rensch, Van Hecke, Van de Ven e Hartman; Gravenberch e Taylor; Ekkelenkamp, Brobbey e Summerville.
Suplentes: Scherpen, Schendelaar, Van Ewjik, Sambo, Reis, Maatsen, Manhoef, Burger, Dallinga, Zirkzee, Mijnans e Tavsan.
Antevisão
A seleção nacional de sub-21 prossegue, esta sábado, a participação no Euro da categoria com um encontro diante dos Países Baixos, depois de uma entrada em falso na prova que está a decorrer na Geórgia e Roménia.
Naquela que é a nona participação lusa em Campeonatos Europeus sub-21, a formação orientada por Rui Jorge vai tentar dar a volta à derrota frente à Geórgia na passada quarta-feira e manter vivas as hipóteses de seguir para a fase a eliminar da competição.
O pontapé de saída no estádio Mikheil Meskhi, em Tiblisi, está agendado para as 17h00 e a partida será arbitrada pelo romeno Horatiu Fesnic. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Ambição deu lugar à desilusão. Portugal entra a perder no Euro de sub-21