O surfista havaiano Mikala Jones, de 44 anos, morreu ontem, domingo, na sequência de uma queda enquanto praticava a modalidade na Indonésia. Jones sofreu um corte na artéria femoral da virilha, perdendo muito sangue, o que acabou por resultar na sua morte.
A morte de Mikala Jones foi testemunhada por Santiago Pereira, surfista uruguaio, que está em estado de choque, e explicou o que se passou ao portal Duke Surf.
"Quando estava a sair da espuma, ele notou que se tinha cortado na virilha. Veio uma onda ainda maior do que a que ele tinha entrado, e não podíamos entrar para procurá-lo. Depois lá conseguimos procurá-lo, o sobrinho dele deu-lhe a prancha e ele desmaiou em cima dela. Estava a perder muito sangue. Conseguimos levá-lo para o barco e agarrámos as mãos deles para dizer para não adormecer e ficar conosco. Ele estava a respirar", começou por contar Santiago Pereira, prosseguindo com o relato.
"Cerca de 20 minutos depois chegámos à costa de Tuapejat onde a ambulância estava à nossa espera. Tirámos o Jones do barco com a ajuda de vários moradores e ele já estava totalmente inconsciente. Conseguimos metê-lo na maca da ambulância, fechámos as portas e foi para o hospital, mas já era tarde. Ele perdeu muito sangue", lamentou o surfista uruguaio.
A filha de Mikala Jones também já reagiu à morte do pai, lamentando o sucedido com uma mensagem emotiva que partilhou na rede social Instagram.
"Isto não parece real. Amo-te tanto pai e só queria dar-te um último abraço. Queria poder dizer-te o quanto te amo e o quanto agradeço por teres sido o melhor pai. Só queria que ainda estivesses aqui connosco, não era suposto partires agora. É muito cedo. Eu sei que estás num bom lugar com a avó Vi e com os teus amigos. Só queria que isto não tivesse acontecido e que nós pudéssemos acordar e irmos surfar juntos amanhã de manhã", escreveu Isabella Jones, prosseguindo.
"Eu não sei como colocar isto em palavras, mas o meu pai sofreu um grave acidente a fazer surf e não resistiu. Estou feliz que estivesse a fazer aquilo que mais amava. A vida não será a mesma sem ti. Tenho tantas saudades tuas. Faria qualquer coisa para ter mais um momento contigo, mesmo que fosse para tu estares a discutirmos e nós estarmos a rir. Obrigado por todas as lições que me ensinaste e por teres estado sempre ali para mim. Só queria que estivesse aqui connosco neste momento. Sempre pensarei em ti pai. Amo-te tanto. Obrigado por tudo. Voa alto. És uma lenda", concluiu a filha de Mikala Jones.
Ver essa foto no Instagram
Refira-se que Mikala Jones foi surfista de alta competição no final dos anos 90 e início dos anos 2000, mas depois dedicou-se exclusivamente ao free surf. As homenagens no mundo do surf multiplicam-se nas redes sociais.
[Notícia atualizada às 13h56]