Oceano Cruz acredita que "o racismo existe" em Portugal e que isso está espelhado na falta de "treinadores negros" nos clubes da I Liga. No podcast Final Cut, da agência de comunicação Sports Tailors, o antigo internacional português de 60 anos também não deixou de comentar a recente polémica em torno de Vinícius Júnior.
"O racismo existe. Em Portugal, é o mais perigoso, que é estrutural. Achas normal não haver um treinador negro na I Liga? O problema é esse, é que as pessoas acham normal. No fundo, o que quero é oportunidade para treinar", começou por dizer Oceano, prosseguindo.
"O que aconteceu com o Vinicius só se tronou viral porque ele está no topo da pirâmide. Sendo jogador do Real Madrid - e hoje em dia, com a internet, as redes sociais, tudo o que acontece agora sabe-se um segundo antes, quase (risos) - sabe-se tudo. Acontecem cenas de racismo todas as semanas. Ao acontecer com o Vinicius, e com a assiduidade que lhe acontece, porque sempre que ele vai jogar, acontece, obriga toda a gente a falar sobre o tema. É aproveitar este momento, antes que aconteça outra coisa grave e tentar arranjar medidas para resolver este problema, que é grande", lamentou o jogador que em 2020 foi treinador adjunto na seleção da Colômbia.
️ Achas normal não haver um treinador negro na Primeira Liga? ️
— Sports Tailors (@SportsTailors) July 11, 2023
A Sports Tailors estreia esta quarta-feira às 21h30 o podcast Final Cut, tendo como convidado o treinador Oceano Cruz. O Racismo é o tema de partida.
Estreia aqui ▶️ https://t.co/d3b8x1xESu pic.twitter.com/PnhwHF6M9N