O Wolverhampton foi multado em 100 mil libras, o equivalente a 116 mil euros, por cânticos homofóbicos entoados por adeptos dos 'Wolves', num jogo caseiro frente ao Chelsea, em abril. Além disso, o clube vai ser obrigado a ter um plano de ação dedicado a combater a homofobia, durante a próxima época.
Em causa está um cântico em específico, o ‘Chelsea rent boy’, que é dirigido usualmente aos adeptos do clube londrino. Remonta aos anos 80 do século passado, quando um 'hooligan' dos Chelsea Headhunters, uma fação radical de adeptos do clube, foi encontrado na cama com um prostituto, durante uma rusga policial. A FA, a associação de futebol inglesa, que tem promovido os direitos LGBTQIA+, considerou oficialmente esse cântico como "insulto homofóbico" em janeiro de 2022. Todos os clubes foram informados da decisão.
Um porta-voz do Wolverhampton já reagiu à sanção disciplinar. “Aceitamos a decisão e a punição que nos foi dada pelo painel regulador da FA e reiteramos mais uma vez que a homofobia, como todas as outras formas de discriminação, não tem lugar no futebol ou na sociedade."
Leia o comunicado do Wolverhampton aqui.
Leia Também: Farense derrotado pelo Wolverhampton em jogo particular