Há sensivelmente um ano, o Sporting alcançou um acordo com Sebastián Coates para prolongar o vínculo contratual até 2024 e a verdade é que o relógio não parou, restando apenas mais um ano de contrato para o internacional uruguaio, obrigando os leões a voltar a pensar no assunto... o quanto antes.
A confiança que o experiente central foi depositando nos adeptos do Sporting é, no mínimo, assinalável, depois de ter chegado a ser visto como o 'patinho feio', sobretudo numa má fase durante a época 2019/20, mas tudo mudou. E não foi de uma maneira qualquer. Com um total de 325 jogos, Sebastián Coates reúne todas as possibilidades, em condições normais, para assinalar um marco histórico ao integrar o top10 de futebolistas com mais jogos na história do clube.
Atualmente na 14.ª posição da lista, o defesa de 32 anos precisa apenas de disputar 29 partidas para saltar para o sétimo posto, ultrapassando mesmo Anderson Polga (342 jogos) e José Carlos (353), posicionando-se assim como o segundo defesa do Sporting com mais jogos de sempre, apenas atrás do líder Hilário, com 475.
Olhando para todas as suas temporadas completas ao serviço do emblema de Alvalade, desde 2016, não houve uma única abaixo dos 40 jogos, pelo que o Sporting terá de se apressar para segurar o seu capitão - recentemente apontado à Arábia Saudita - por mais um tempo, sobretudo face ao marco histórico à vista.
A julgar pela vontade...
Entrando para o último ano de contrato, Sebastián Coates concedeu uma entrevista aos órgãos oficiais do Sporting, divulgada na passada segunda-feira, a recordar vários momentos da sua passagem pelo clube, tendo abordado de forma passageira o futuro, ao esclarecer que gostaria de ver a ligação durar "mais tempo".
"Infelizmente, estas épocas passaram a correr (risos). Espero que dure mais tempo. Tem esse sabor de felicidade por estar cá, mas quero que dure mais tempo. Sem dúvida que dei o passo certo na carreira. Não consegui ser importante no Liverpool, foi isso que procurei ao vir para o Sporting. Tentei ser importante para o grupo e para os adeptos no Sporting", vincou.
Recorde-se que, na assinatura do último contrato, em agosto de 2022, Sebastián Coates contava com um vínculo válido até 2023 e, com um ano de antecedência, 'esticou' o prazo até 2024, num acordo com Frederico Varandas. Optará o Sporting pela mesma estratégia num futuro próximo? A seu tempo saberemos...
Leia Também: Coates recorda troca da Premier League pelo Sporting: "Dei o passo certo"