Os campeões da liga turca enfrentaram o Zalgiris, da Lituânia, no reduto dos europeus de leste. A luta por um lugar na Liga dos Campeões acabou com um empate, por 2-2. O jogo teve arbitragem portuguesa, de Luís Godinho, e o video-árbitro Tiago Martins.
O Galatasaray apresentou-se ainda sem os reforços Wilfried Zaha, Cedric Bakambu ou Mathias Ross. Mesmo assim, como seria de esperar, assumiu o ritmo do jogo, mantendo a posse de bola na maior parte do tempo. Já o Zalgiris tentava ameaçar a baliza de Muslera através de contra-ataques rapidíssimos, com Fofana como referência do ataque.
Sérgio Oliveira atuou como organizador de jogo do Galatasaray, vindo atrás para encontrar linhas de passe perto dos três centrais da equipa turca. Foi um dos melhores em campo.
Aos 17 minutos, grande oportunidade para o Zalgiris. Fofana quebra a linha defensiva e falha a baliza no frente a frente com Muslera. A resposta veio aos 20 minutos por Yunus, que conduziu de pé esquerdo por entre vários adversários, mas rematou à figura de Gertmonas. Yunus foi, de resto, um dos mais perdulários no conjunto turco. Já nos descontos da primeira parte, falhou mais outra oportunidade na 'boca' da área, rematando bem ao lado.
Na abertura da segunda parte, a equipa da casa inaugurou o marcador, por intermédio de Mathias Oyewusi, nigeriano de 24 anos. Surgiu sozinho pela esquerda, com a defesa ainda adormecida do intervalo, e bateu Fernando Muslera com classe.
O Galatasaray demorou a responder a esse rude golpe, ainda que o treinador tenha feito entrar Dries Mertens no terreno de jogo. Só aos 66 minutos, foi criado perigo à baliza do Zalgiris, e foi por intermédio de um português. Sérgio Oliveira tirou um oponente do caminho e rematou à entrada da área. A bola saiu ligeiramente por cima.
O empate chegou, finalmente, aos 75 minutos com assistência de Sérgio Oliveira. O ex-FC Porto cruzou para a cabeça do defesa-central Abdulkerim, que conseguiu desfeitear o guarda-redes adversário. Menos de cinco minutos depois Dervisoglu conseguiu o golo da reviravolta. Bom movimento atacante do Galatasaray, que variou o jogo de uma ponta à outra, com Mertens a rematar para a defesa incompleta do guarda-redes do Zalgiris. Dervisoglu estava no sítio certo para encostar.
Quando já se esperava uma vitória dos turcos, o Zalgiris conseguiu o empate a duas bolas por intermédio de Kazlauskas, causando a euforia no estádio. A segunda mão da 2.ª pré-eliminatória de apuramento para a Champions realiza-se no dia 2 de agosto, no Turk Telekom Arena, a casa do Galatasaray.
Leia Também: Turcos avançam por João Félix. Valores podem convencer Atlético de Madrid