Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 25º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Gary Lineker arrasa Liga saudita: "A Europa pode estar relaxada..."

Antigo internacional inglês compreende decisão dos jogadores em terminar carreira no futebol saudita, por força das garantias financeiras, mas não vê o campeonato daquele país ser uma ameaça real para o futebol europeu.

Gary Lineker arrasa Liga saudita: "A Europa pode estar relaxada..."
Notícias ao Minuto

13:39 - 05/08/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Inglaterra

Gary Lineker acredita que a Liga da Arábia Saudita está longe de ser vista como uma ameaça pela Premier League. Num artigo de opinião assinado no The Sun, publicado na noite de sexta-feira, o antigo jogador inglês e atual jornalista revela aquilo que vai separando as duas realidades, pese embora os muitos milhões que estão ser ser investidos pelos clubes sauditas.

"Os clubes da Arábia Saudita estão a gastar muito dinheiro este verão, mas até que contratem Kylian Mbappé ou outra genuína estrela do futebol mundial no seu pico de carreira, a maior parte dos clubes europeus podem estar relaxados", começa por escrever Lineker, prosseguindo. 

"Neste momento, trata-se apenas de uma Liga mais recente onde os jogadores mais velhos vão terminar a carreira, tal como o Karim Benzema indo para o Al Ittihad. É para um último lucro. O mesmo se trata da MLS, nos Estados Unidos, tal como foi com a China há alguns anos, e mesmo como eu fiz indo para o Japão na parte final da minha carreira", lembrou o antigo goleador inglês. 

"Eu não quero parecer mais santo do que os outros, mas a Arábia Saudita tem um preocupante histórico em relação aos direitos humanos. No último ano 80 pessoas foram executadas num só dia, muitos por aquilo que consideramos ofensas menores. Existem várias preocupações sobre os direitos humanos", lamentou Lineker, admitindo, porém, que os jogadores aceitam os contratos em cima da mesa por estarem preocupados com o futuro. 

"É fácil dizer: 'nunca vou para lá seja qual for o dinheiro', até que os milhões começam a cair à tua frente. Aí o dilema começa a ser real. Os jogadores podem garantir a sua segurança financeira, bem como da família e das gerações seguintes. Não pode ser fácil recusar estas ofertas", vincou. 

O antigo jogador do Barcelona também lembrou que muitos clubes aproveitam para 'despachar' para a Arábia Saudita alguns jogadores que não são desejados, como é o caso do Chelsea. 

"Até conseguirem levar um Mbappé, eles não serão vistos como uma séria ameaça ao futebol europeu. Alguns clubes, como o Chelsea, até olham para a Liga saudita como um ponto positivo, pois conseguem enviar jogadores não desejados por muito dinheiro, ao invés de emprestá-los e pagare, metade do salário", concluiu Gary Lineker. 

Leia Também: Clubes ingleses podem pressionar FIFA a fechar mercado saudita mais cedo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório