Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Supertaça será imprevisível. Quem tiver unhas é que vai tocar guitarra"

A apenas um dia do Clássico da Supertaça Cândido de Oliveira entre Benfica e FC Porto, Romeu, antigo jogador de dragões e encarnados, garante que não há favoritos para a partida. O ex-internacional luso destaca a importância da presença de Sérgio Conceição no banco e desvaloriza a ausência de Gonçalo Ramos.

"Supertaça será imprevisível. Quem tiver unhas é que vai tocar guitarra"
Notícias ao Minuto

07:53 - 08/08/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O Estádio Municipal de Aveiro recebe na noite de quarta-feira aquele que é o primeiro jogo oficial da temporada 2023/24 em Portugal. O campeão Benfica mede forças com o FC Porto, que conquistou a da Taça de Portugal, na luta pela Supertaça Cândido de Oliveira.

Um Clássico que abre o apetite para uma época que promete ser de muita luta na corrida por uma lugar na ainda mais milionária Liga dos Campeões a partir de 2024. Ainda assim, Romeu, ex-internacional português, não prevê um encontro que se jogue a ritmo elevado.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o ex-jogador de Benfica e FC Porto garante não existirem favoritos no jogo de quarta-feira. Além disso, os jogos de pré-época não chegam para tirar muitas conclusões sobre o que se irá passar em Aveiro.

"É um bocado difícil dizer quem está mais bem preparado entre o Benfica e o FC Porto. É imperdível. Vai ser um jogo muito bem disputado, as duas equipas vão querer ganhar. Mas não sou capaz de dizer quem está melhor. Ambos os clubes tiveram uma pré-temporada em que estiveram sempre a rodar jogadores, a dar minutos e cargas. Nunca apresentaram verdadeiramente um onze base e que desse a ideia de que essa poderia ser a equipa inicial para o começo de época", começou por dizer Romeu.

"É este jogo que nos vai trazer uma ideia mais detalhada em relação aquele que poderá ser o onze base. Ainda por cima, houve jogadores do Benfica que jogaram e não vão fazer parte da nova época porque ou saíram, ou ainda vão sair. Embora o FC Porto também tivesse optado por onzes que não serão aqueles que vão fazer parte da base para a temporada, existiram jogadores que não estavam bem. Houve um trabalho muito intenso e diversificado nas duas equipas, e por isso é que os resultados não foram, por vezes, alcançados. Para mim, o jogo será imprevisível", prosseguiu.

O último confronto entre as duas equipas terminou com uma vitória do FC Porto, por 2-1, na Luz que se seguiu a um triunfo do Benfica no Dragão, por 1-0. Romeu realça que as duas equipas se conhecem muito bem depois de uma época passada em que ambos lutaram pelo título até à reta final, não prevendo muitas mexidas táticas em relação à época transata.

"Na pré-época, o Sérgio Conceição optou por um esquema que não era habitual que foi um 4x4x2 bem definido, embora as dinâmicas de jogo obriguem a movimentos e ações que muitas vezes o desfazem. Este foi um plano B. Mas não vai mudar nada. Estas mexidas deram-se porque o FC Porto ainda não tinha os jogadores todos. O modelo de jogo está definido, mas não pôde ser aplicado porque faltaram jogadores ou ainda não estavam condições para poder representar a equipa", frisou o antigo jogador, prevendo um duelo sem pressão para os dois lados.

"São duas equipas que se conhecem muito bem. É lógico que ainda é o início de época e ainda não estão com dinâmicas e velocidade porque as cargas ainda se fazem sentir. Com os jogos a doer, vai existir mais andamento, dinâmicas e certezas. Vai ser um jogo cauteloso, as equipas vão estudar-se inicialmente. Depois, quem tiver unhas é que vai tocar guitarra. Aí vem ao de cima a qualidade coletiva e individual. Aquele que tiver melhor preparado é que, normalmente, tem chances de vencer", salientou.

Ramos ausente, rumores de Taremi e Conceição no banco

Gonçalo Ramos é baixa certa do lado dos encarnados. A negociar a mudança para o Paris Saint-Germain, o português não atuará em campo neste primeiro Clássico de pré-época. Ainda assim, Romeu não prevê um Benfica fragilizado pela ausência do melhor marcador das águias na época passada.

"O Roger Schmidt utilizou muito o Petar Musa e ele até deu bem conta do recado. Não é por aí que o Benfica irá estar menos capaz de disputar o jogo. Mas quanto a mim, o FC Porto tem uma linha avançada muito mais forte do que o Benfica", atirou Romeu, desvalorizando qualquer influência dos rumores sobre a eventual saída de Taremi na equipa do FC Porto.

"No FC Porto não há stresses em relação à questão dos rumores.  É uma equipa que é uma família à parte da nossa família. Tudo o que se passa ali fica lá dentro. Toda a gente está bem preparada psicologicamente e concentrada no que tem de fazer. E também não acredito que o Taremi vá sair. Se fosse para sair, já tinha saído. E acho que não vai sair ninguém, a não ser que alguém bata a cláusula de rescisão. Para mim isso são fake news. O Taremi vai jogar de certeza absoluta", assinalou o ex-jogador.

Quem também estará na Supertaça é Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto viu o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) suspender-lhe o castigo e, por isso, vai poder orientar a equipa frente ao Benfica. Romeu sublinha que a presença do técnico no banco é importante para os dragões.

"O Sérgio Conceição é o treinador principal, é o elemento mais preponderante na orientação da equipa. Por conseguinte, claro que com a presença dele no banco o FC Porto tem mais vantagens. Mas se não estiver, também existe um adjunto com muita experiência e condições, que é o Vítor Bruno, que está pronto para poder assumir essa liderança como já o tem feito quando o Sérgio não esteve presente. Estando o Sérgio, há outras condições. Os jogadores estão mais atentos e concentrados", finalizou.

Leia Também: Luís Godinho apita o Clássico da Supertaça entre Benfica e FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório