O Rio Ave estreou-se, na tarde deste domingo, com uma vitória na edição 2023/24 da I Liga, triunfando na receção ao Desportivo de Chaves, por 2-0, num duelo que foi histórico até antes do apito inicial.
Além de ter marcado a estreia da líder do Rio Ave, Alexandrina Cruz, na I Liga, ela que é a primeira mulher a presidir a um emblema do escalão máximo do futebol nacional, Andreia Sousa tornou-se na primeira árbitra assistente a estar num jogo do campeonato português.
No que ao encontro diz respeito, houve espaço para uma nota histórica. É que se assistiu à primeira expulsão na versão 2023/24 da I Liga e num espaço de um minuto. Bruno Langa viu dois amarelos num ápice e foi tomar banho mais cedo.
Apesar de jogar contra dez unidades, o Rio Ave não conseguiu marcar durante o primeiro tempo. Ainda assim, os comandado de Luís Freire conseguiriam mesmo abrir o marcador. Já para lá da hora de jogo em Vila do Conde, Fábio Ronaldo ficou a pedir grande penalidade, que seria assinalada após Ricardo Baixinho consultar o VAR. Chamado a converter, Leonardo Ruiz não foi em cerimónias e marcou o primeiro golo do encontro aos 64 minutos.
Reduzido a dez jogadores, o Desportivo de Chaves não baixou os braços e foi à procura do empate. Paulo Victor ainda colocou a bola no fundo das redes dos vilacondenses, após passe de Steven Vitória, mas o lance foi anulado por fora de jogo do avançado brasileiro.
Ainda assim, foi mesmo o Rio Ave que acabaria de ampliar a vantagem ao soar do gongo. Zé Manuel saltou do banco e surgiu entre os defesas flavienses para fixar o resultado final nos descontos (90+8').
Com este resultado, o Rio Ave sobe à quinta posição com três pontos. O Desp. Chaves é 16.º colocado sem pontos alcançados.
Leia Também: Está feita história. Rio Ave-Desp. Chaves tem uma árbitra assistente
Leia Também: Fábio Ronaldo pediu penálti, VAR interveio e Leo Ruiz abriu assim o ativo
Leia Também: Polémica em Vila do Conde. Eis a primeira expulsão da época... num minuto