Paulo Fonseca alerta Benfica e Braga: "A Rússia continua a matar pessoas"

Treinador português pede aos dois clubes que não colaborem com emblemas da Rússia por conta da invasão à Ucrânia. Em causa as negociações por Chiquinho e Tormena.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/08/2023 18:02 ‧ 13/08/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Comunicado

Paulo Fonseca emitiu, este domingo, um comunicado no qual lamenta que Benfica e Sp. Braga estejam em negociações com clubes russos para as transferências de Chiquinho e Tormena, respetivamente. O treinador português, que teve foi obrigado a sair da Ucrânia por conta da invasão russa, diz não querer acreditar nas notícias das últimas semanas e lembra o exemplo vindo de Itália. 

"Durante esta última semana tenho lido que o Benfica e o meu SC Braga estão a considerar vender o Chiquinho e Tormena a clubes Russos. O Benfica, que de forma exemplar tem desenvolvido campanhas de ajuda á Ucrânia desde o início da guerra. O meu Braga comandado por pessoas sensíveis e com corações enormes", começa por escrever Paulo Fonseca, prosseguindo.

"NÃO QUERO ACREDITAR. Recuso-me a fazê-lo. Há duas semanas, um clube Russo tentou comprar o Rogério, defesa esquerdo do Sassoulo. O clube Italiano recusou-se a entrar em negociações e afirmou que por questões éticas relacionadas com a guerra jamais o faria. Fiquei orgulhosamente a pensar que o "meu mundo" continua a ser um exemplo", recordou, antes de deixar um apelo ao dois clubes portugueses. 

"Lanço um apelo para o Benfica e o meu Braga seguirem o exemplo do clube italiano. Eu sei que o tempo passa e as pessoas nas suas casas tendem a já não ouvir muito as notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia. Mas todos os dias a Rússia continua a matar pessoas e principalmente crianças inocentes, se calhar algumas delas em casa enquanto assistem a algum jogo de futebol. Uma coisa eu sei, se o Benfica e o meu Braga fecharem negócio com os clubes Russos, esse dinheiro virá a pingar com o sangue das crianças que morrem todos os dias na Ucrânia. E muitas dessas crianças amavam o futebol", concluiu. 

Recorde-se que Paulo Fonseca voltou para Portugal a 1 de março de 2022, depois de ter estado vários dias a tentar sair da Ucrânia. O treinador português, então a morar em solo ucraniano, fez parte do voo de repatriamento do Governo que trouxe 38 cidadãos portugueses, luso-ucranianos e familiares vindos de Bucareste, na Roménia. Na altura, Paulo Fonseca chegou a Lisboa acompanhado pela mulher, de nacionalidade ucraniana, e pelo filho de três anos.

  [Notícia atualizada às 18h17]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas