A edição 2023/24 da I Liga arrancou com uma surpresa, no Estádio Municipal de Braga, fruto do triunfo conquistado pelo Famalicão diante do Sporting de Braga, por 1-2, numa partida que só ficou resolvida aos 90+5 minutos, fruto de um golo de Óscar Aranda.
O avançado de apenas 21, formado no Real Madrid, que entrou para o lugar de Otso Liimatta, aos 54 minutos, foi, de resto, a expressão máxima da aposta levada a cabo pelo treinador do conjunto minhoto, João Pedro Sousa, no que à juventude diz respeito, fazendo jus ao projeto desportivo que tem vindo a ser seguido.
De acordo com os dados providenciados pela plataforma especializada Transfermarkt, a equipa entrou em campo com um onze em que a média de idades era de 23,6 anos, a mais baixa de toda a jornada inaugural do campeonato português.
Um valor que, de resto, foi baixando com o desenrolar do jogo, visto que, além de Óscar Aranda, o treinador lançou, ainda, Mirko Topic (de 22 anos), Tom Lacoux (de 21 anos), Afonso Rodrigues (de 20 anos) e Henrique Araújo (de 21 anos).
Leia Também: O (grande) golo de Aranda que atirou o Sporting de Braga 'ao tapete'