Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

As notas do FC Porto-Farense: Resultado repete-se, o sofrimento aumenta

Um golo de Ivan Marcano já no final do período de descontos deu a vitória aos dragões, por 2-1. O guarda-redes do Farense ia adiando o inevitável.

Notícia

© Getty Images

David Silva
21/08/2023 07:17 ‧ 21/08/2023 por David Silva

Desporto

Análise

O FC Porto ganhou ao Farense, por 2-1, no Estádio do Dragão, neste domingo. Foi uma vitória arrancada 'a ferros', já corria o minuto 90+10', com um golo de Marcano que rejubilou as bancadas do Dragão - que viu a ação da I Liga regressar na temporada 2023/24.

É o segundo jogo consecutivo da equipa em que o objetivo principal é cumprido (os três pontos) a custo de muito sofrimento na segunda parte. Se no reduto do Moreirense o FC Porto até teve de aplicar uma reviravolta, contra o Farense a equipa de Vítor Bruno deixou-se empatar no final da primeira parte e só conseguiu o triunfo no centésimo minuto de jogo. 

Otávio foi o grande ausente da partida - está a concluir a transferência para o Al Nassr, da Arábia Saudita - mas esteve bem presente na mente dos adeptos portistas, que o homenagearam ao minuto 25, o número envergado pelo internacional português, numa bela demonstração de carinho por um dos preferidos da massa adepta.

A verdade é que a solução encontrada para o substituir foi a inclusão de Nico González, um dos reforços mais badalados dos dragões, ao lado de Eustáquio. O espanhol esteve bem no primeiro jogo a titular. Foi o jogador com mais passes efetuados e participou no golo de Toni Martínez. Perspetiva-se a entrada gradual de Alan Varela na equipa, logo que todos os problemas burocráticos sejam ultrapassados com o Boca Juniors. 

O jogo acabou com uma vitória merecida para os dragões, primeiro com um golo 'à ponta-de-lança' de Toni Martínez, que está num início de época, e depois o capitão 'deu o exemplo' nos descontos da segunda metade, já com vários elementos de ataque lançados no relvado por Vítor Bruno. O menino Gonçalo Borges esteve irrequieto e fez o cruzamento fatal para o Farense, que encontrou a cabeça de Ivan Marcano. Foi aí finalmente desfeiteado o guarda-redes Ricardo Velho, aos 90+10', após uma exibição de 'encher o olho'. 

Figura: 

Ivan Marcano nem sequer teve um jogo 'de sonho' - exemplo maior disso foi a participação 'indesejada' no golo de Rui Costa, onde foi alvo de um túnel audacioso por parte do adversário. Mas soube incorporar o espírito que exige a um capitão do FC Porto. Nunca desistiu nem deixou que a equipa 'baixasse os braços' e ainda acabou recompensado com um golo aos 90+10'. 

Surpresa: 

Ricardo Velho será um nome indiferente para muitos adeptos do futebol nacional, mas não daqueles que assistiram o jogo. O guardião do Farense fez uma partida monstruosa, com várias defesas de alto nível de dificuldade. Foi aguentando o empate, mas nada pode fazer face à cabeçada à queima-roupa de Marcano. Bela montra para o português de 25 anos.

Desilusão: 

Mehdi Taremi está muito apagado nesta fase inicial da temporada. Tem sido recorrentemente um dos principais marcadores da I Liga nas últimas temporadas, mas esta época não participou em qualquer golo em três jogos oficiais. O interesse de grandes clubes estará relacionado com 'quebra' de rendimento? Toni Martínez tem aproveitado para ganhar fichas.

Treinadores: 

Vítor Bruno: O adjunto de Sérgio Conceição assumiu as rédeas da equipa, já que o treinador principal está suspenso (viu o jogo da bancada). À exceção do lance do golo sofrido, o FC Porto foi dominante durante toda a partida, com várias oportunidades criadas para garantir a vitória mais cedo. As substituições promovidas pela equipa técnica podiam parecer baseadas no 'desespero' - a equipa terminou o jogo com Toni Martínez, Fran Navarro e Danny Namaso - mas a verdade é que os substitutos foram muito importantes para a vitória, especialmente o extremo Gonçalo Borges, que assistiu.

José Mota: O FC Porto é a 'besta negra' do técnico. Nunca conseguiu levar a melhor sobre os dragões na já longa carreira de treinador. Neste domingo, ia pelo menos arrancando um empate no Dragão, algo bastante positivo para um clube recém-promovido. Quando o resultado interessou, o Farense jogou como as equipas de Mota jogam neste tipo de ocasiões - tentam diminuir o tempo útil de jogo. Os doze minutos de descontos terão sido anticlimáticos para o técnico.

Árbitro: 

Cláudio Pereira: Foi reclamada uma possível falta para grande penalidade na área do Farense, pouco depois do 1-0, sobre João Mário. Rui Costa entra fora de tempo e acerta no portista. Tanto o juiz principal como o videoárbitro entenderam que não havia irregularidades. Cláudio Pereira controlou bem as emoções no relvado e nos bancos de suplentes, num reduto difícil como é o Estádio do Dragão. Nem que para isso tenha tido de mostrar dois cartões vermelhos a elementos da equipa técnica do Farense, devido a protestos. Sem ter acesso ao relatório do jogo, há que dar o benefício da dúvida em prol do juiz e acreditar que as palavras dos técnicos admoestados tenham sido graves o suficiente para a expulsão.

Leia Também: Ricardo Velho: "Podíamos ter saído do Dragão com os três prontos..."

Leia Também: 'Armada espanhola' encarrega-se de vencer a primeira batalha no Dragão

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Fernando Gomes

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas