O Benfica sofreu, mas venceu, este sábado, na visita ao Gil Vicente (3-2), em jogo da 3.ª jornada da I Liga. As águias assinaram uma exibição segura até ao segundo golo, mas baixaram o ritmo e viram os gilistas reduzirem e quase chegarem ao empate. Musa voltou, entrou nos descontos e marcou na primeira vez que tocou na bola, sendo que o Gil voltaria a marcar em cima do apito final.
As águias somam, assim, seis pontos em nove possíveis, ao mesmo tempo que parecem ter afastado, de vez, o fantasma do Bessa. Por seu tuno, o Gil Vicente continua com os mesmos três pontos conquistados na ronda de arranque.
Há 8 épocas que o Gil Vicente não marcava dois golos em Barcelos frente ao Benfica.
— Playmaker (@playmaker_PT) August 26, 2023
Por sua vez, as 🦅águias marcaram o golo 100 em duelos (50) frente aos gilistas. pic.twitter.com/QtXbOzLw7p
Filme do jogo
A primeira parte foi quase de sentido único: o da baliza à guarda de Andrew. O Benfica entrou com vontade de controlar o jogo e cedo começar a construir a vantagem. As investidas estavam a ser, no entanto, pouco eficazes, mas Marlon derrubou João Mário na grande área, no entender do árbitro João Pinheiro, e Ángel Di María não perdoou na cara do guardião gilista, desfazendo o nulo aos 19 minutos.
O Benfica ficou mais confortável e obrigou o Gil Vicente a tentar subir no terreno. Arthur Cabral esteve quase a dobrar a vantagem, com um pequeno desvio com a cabeça, mas viu Andrew negar-lhe o primeiro golo com a camisola do Benfica. A equipa de Vítor Campelos foi tentando chegar à área contrária e quase surpreendeu em cima do intervalo. Livre indireto lançado para a grande área, onde Rúben Fernandes foi mais rápido que tudo e todos e atirou de cabeça, obrigando Samuel Soares a aplicar-se para evitar o empate.
O Benfica manteve, no segundo tempo, a confiança demonstrada na primeira parte e depressa chegou ao segundo golo da noite. Rafa Silva pegou na bola, combinou com João Mário, que deixou a bola no corredor à guarda de Aursnes (novamente a lateral esquerdo). O norueguês levantou a cabeça, cruzou para o coração da grande área, onde estava Rafa (53') que, esticando-se todo, empurrou a bola para o fundo das redes.
O Gil Vicente foi novamente em busca de um golo que devolvesse a incerteza ao resultado final, e consegui mesmo reduzir a desvantagem graças ao recém-entrado Tidjany Touré (74'). Rafa, minutos antes, havia desperdiçado o eventual 3-0 e viu o adversário ser mais eficaz, ao mesmo tempo que o jogo entrou num ritmo alucinante na reta final.
Schmidt não perdeu tempo e tentou equilibrar a equipa, fazendo entrar João Neves e Chiquinho, para os lugares de Kokçu e Florentino, numa altura em que também David Neres e Casper Tengstedt já estavam em campo.
A equipa de Vítor Campelos queria mais e foi empurrando o Benfica para a sua grande área. Do lado das águias, David Neres tentava assumir protagonismo e acabar com o sofrimento dos visitantes, mas o ascendente do Gil Vicente era mais do que evidente.
Os descontos iriam contar com mais dois golos e muita... emoção. Petar Musa (90'+5) entrou e marcou na primeira vez que tocou na bola, mas Maxime Dominguez (90'+8) voltou a reduzir para a vantagem mínima através de um livre direto irrepreensível.
🇭🇷Petar Musa marcou 11 dos 13 golos pelas águias como suplente utilizado.
— Playmaker (@playmaker_PT) August 26, 2023
O Benfica já é o a equipa por quem marcou mais golos (13 remates certeiros) pic.twitter.com/h6ay8Luva1
Feitas as contas, o Benfica saiu de Barcelos com um susto, mas com os três pontos no bolso num 'jogo de loucos' em que fica a sensação que as águias tinham tudo controlado, mas que de repente tudo mudou.
As águias vão defrontar, na próxima jornada, o Vitória SC na Luz, ao passo que o Gil Vicente vai até ao reduto do Vizela.
Momento do jogo: O golo de Tidjany Touré, aos 74 minutos, reabriu a discussão pelo jogo que, diga-se, ficou bem mais interessante a partir desse momento. A ansiedade nos jogadores do Benfica foi evidente, mas Roger Schmidt acabou por sair a sorrir de Barcelos.
Equipas iniciais
ONZE DO GIL VICENTE: Andrew Silva, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Mory Gbane, Pedro Tiba, Maxime Dominguez, Kanya Fujimoto, Marlon Douglas, Roko Baturina.
ONZE DO BENFICA: Samuel Soares; Bah, António Silva, Otamendi, Aursens; Florentino, Kokçu, João Mário, Di María; Rafa Silva e Arthur Cabral.
Antevisão
O Benfica tem, este sábado, a missão de ir até ao reduto do Gil Vicente e tentar somar mais três pontos no campeonato, em jogo da 3.ª jornada da I Liga. Depois da entrada em falso no Bessa, e de ter recuperado com uma vitória caseira na ronda anterior, as águias de Roger Schmidt visitam Barcelos sabendo que a noite será tudo menos fácil.
Sem Jurásek, devido a lesão, o treinador alemão do Benfica vai mexer novamente no onze, ficando a dúvida se Samuel Soares continuará a ser o eleito para a baliza, após a polémica com Odysseas.
A partida entre Gil Vicente e Benfica, que tem já lotação esgotada, está agendada para as 20h30, e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Siga, em direto, todas as incidências deste jogo no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Gil Vicente-Benfica: Águias tentam prosseguir voo em Barcelos