Benfica apanha susto, mas vence 'jogo de loucos 'em Barcelos

Águias baixaram ritmo após o 2-0 e viram o Gil Vicente reduzir e quase empatar a partida. Musa entrou para resolver na primeira vez que tocou na bola, mas gilistas voltariam a marcar em cima do apito final.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
26/08/2023 22:32 ‧ 26/08/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Benfica sofreu, mas venceu, este sábado, na visita ao Gil Vicente (3-2), em jogo da 3.ª jornada da I Liga. As águias assinaram uma exibição segura até ao segundo golo, mas baixaram o ritmo e viram os gilistas reduzirem e quase chegarem ao empate. Musa voltou, entrou nos descontos e marcou na primeira vez que tocou na bola, sendo que o Gil voltaria a marcar em cima do apito final. 

As águias somam, assim, seis pontos em nove possíveis, ao mesmo tempo que parecem ter afastado, de vez, o fantasma do Bessa. Por seu tuno, o Gil Vicente continua com os mesmos três pontos conquistados na ronda de arranque. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi quase de sentido único: o da baliza à guarda de Andrew. O Benfica entrou com vontade de controlar o jogo e cedo começar a construir a vantagem. As investidas estavam a ser, no entanto, pouco eficazes, mas Marlon derrubou João Mário na grande área, no entender do árbitro João Pinheiro, e Ángel Di María não perdoou na cara do guardião gilista, desfazendo o nulo aos 19 minutos.

O Benfica ficou mais confortável e obrigou o Gil Vicente a tentar subir no terreno. Arthur Cabral esteve quase a dobrar a vantagem, com um pequeno desvio com a cabeça, mas viu Andrew negar-lhe o primeiro golo com a camisola do Benfica. A equipa de Vítor Campelos foi tentando chegar à área contrária e quase surpreendeu em cima do intervalo. Livre indireto lançado para a grande área, onde Rúben Fernandes foi mais rápido que tudo e todos e atirou de cabeça, obrigando Samuel Soares a aplicar-se para evitar o empate.

O Benfica manteve, no segundo tempo, a confiança demonstrada na primeira parte e depressa chegou ao segundo golo da noite. Rafa Silva pegou na bola, combinou com João Mário, que deixou a bola no corredor à guarda de Aursnes (novamente a lateral esquerdo). O norueguês levantou a cabeça, cruzou para o coração da grande área, onde estava Rafa (53') que, esticando-se todo, empurrou a bola para o fundo das redes.

O Gil Vicente foi novamente em busca de um golo que devolvesse a incerteza ao resultado final, e consegui mesmo reduzir a desvantagem graças ao recém-entrado Tidjany Touré (74'). Rafa, minutos antes, havia desperdiçado o eventual 3-0 e viu o adversário ser mais eficaz, ao mesmo tempo que o jogo entrou num ritmo alucinante na reta final.

Schmidt não perdeu tempo e tentou equilibrar a equipa, fazendo entrar João Neves e Chiquinho, para os lugares de Kokçu e Florentino, numa altura em que também David Neres e Casper Tengstedt já estavam em campo.

A equipa de Vítor Campelos queria mais e foi empurrando o Benfica para a sua grande área. Do lado das águias, David Neres tentava assumir protagonismo e acabar com o sofrimento dos visitantes, mas o ascendente do Gil Vicente era mais do que evidente. 

Os descontos iriam contar com mais dois golos e muita... emoção. Petar Musa (90'+5) entrou e marcou na primeira vez que tocou na bola, mas Maxime Dominguez (90'+8) voltou a reduzir para a vantagem mínima através de um livre direto irrepreensível. 

Feitas as contas, o Benfica saiu de Barcelos com um susto, mas com os três pontos no bolso num 'jogo de loucos' em que fica a sensação que as águias tinham tudo controlado, mas que de repente tudo mudou. 

As águias vão defrontar, na próxima jornada, o Vitória SC na Luz, ao passo que o Gil Vicente vai até ao reduto do Vizela. 

Momento do jogo: O golo de Tidjany Touré, aos 74 minutos, reabriu a discussão pelo jogo que, diga-se, ficou bem mais interessante a partir desse momento. A ansiedade nos jogadores do Benfica foi evidente, mas Roger Schmidt acabou por sair a sorrir de Barcelos. 

Equipas iniciais

ONZE DO GIL VICENTE: Andrew Silva, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Mory Gbane, Pedro Tiba, Maxime Dominguez, Kanya Fujimoto, Marlon Douglas, Roko Baturina.

ONZE DO BENFICA: Samuel Soares; Bah, António Silva, Otamendi, Aursens; Florentino, Kokçu, João Mário, Di María; Rafa Silva e Arthur Cabral. 

Antevisão

O Benfica tem, este sábado, a missão de ir até ao reduto do Gil Vicente e tentar somar mais três pontos no campeonato, em jogo da 3.ª jornada da I Liga. Depois da entrada em falso no Bessa, e de ter recuperado com uma vitória caseira na ronda anterior, as águias de Roger Schmidt visitam Barcelos sabendo que a noite será tudo menos fácil. 

Sem Jurásek, devido a lesão, o treinador alemão do Benfica vai mexer novamente no onze, ficando a dúvida se Samuel Soares continuará a ser o eleito para a baliza, após a polémica com Odysseas. 

A partida entre Gil Vicente e Benfica, que tem já lotação esgotada, está agendada para as 20h30, e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. 

Siga, em direto, todas as incidências deste jogo no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Gil Vicente-Benfica: Águias tentam prosseguir voo em Barcelos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Parque Automóvel

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas