Notas do Gil Vicente-Benfica: Águia em sofrimento salva pelo herói croata

Expulsão no Bessa já faz parte do passado de Musa, que precisou de apenas um toque para marcar em Barcelos e garantir o triunfo aos encarnados numa noite... complicada.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
27/08/2023 08:01 ‧ 27/08/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica precisou de sofrer para vencer em Barcelos na noite de sábado. Quando o golo de Rafa, aos 53 minutos, fazia parecer que a vitória já não ia fugir aos encarnados, eis que o Gil Vicente soltou-se das amarras e foi para cima do adversário, levando a uma ponta 'final de... loucos'. No entanto, Musa regressou após ter sido expulso no Bessa e precisou de apenas de um toque para marcar o terceiro golo das águias e evitar um novo deslize fora de casa. 

É caso para dizer que o avançado croata passou de vilão a herói e provou, uma vez mais, que é sempre mais letal quando é lançado a partir do banco de suplentes. 

No entanto, há problemas evidentes nesta versão 2023/24 do Benfica de Roger Schmidt. O treinador alemão reconheceu que a organização defensiva está longe daquela demonstrada na temporada transata e os dados são esclarecedores: há 15 anos que os encarnados não sofriam cinco golos nas primeiras três jornadas do campeonato. 

O Gil Vicente, por seu turno, voltou a deixar boas indicações, tal como havia feito na visita ao Braga, e pode queixar-se de alguma falta de sorte e... pontaria. 

Vamos aos protagonistas de uma noite quente em Barcelos. 

A figura 

Há quem defenda que a qualidade é sempre melhor que a quantidade e o caso de Musa não deixa dúvidas. O croata apenas foi a jogo aos 90'+3 e passados apenas dois minutos marcou o golo que valeria a vitória, naquele que foi o primeiro toque que deu na bola.

Dos 13 golos que tem com a camisola do Benfica, 11 deles foram obtidos na condição de suplente utilizado. Um autêntico joker croata a sair do banco. 

A surpresa 

Maxime Dominguez foi a grande surpresa da noite. Começou o jogo em zonas mais adiantadas do terreno de jogo, mas o protagonismo só chegou quando se juntou a Pedro Tiba nas operações a meio-campo. Tem critério com bola, visão de jogo e apetite pela baliza, tal como ficou evidente com aquele livre indireto. 

A desilusão 

Arthur Cabral continua a acusar falta de entrosamento e alguma falta de ritmo. É normal que ainda não tenha assimilado todos os processos da equipa, mas precisa urgentemente de mostrar daquilo que é capaz de fazer. Um golo pode ajudar a desbloquear a mente do avançado brasileiro. Para já, continua a ser um corpo estranho na equipa. 

Treinadores 

Vítor Campelos

O treinador do Gil Vicente teve o mérito de saber olhar para o jogo e perceber que precisava de reajustar o meio-campo, fazendo recuar Maxime. Também soube mexer com o jogo a partir do banco, contado com várias soluções de qualidade. Nota positiva. 

Roger Schmidt 

Foi conservador na abordagem ao jogo e manteve a aposta no adaptado Aursnes a lateral esquerdo. Curiosamente, no momento de maior aperto, em que as águias precisavam do norueguês a ajudar o meio-campo, Aursnes estava... na defesa. Manter Ángel Di Maria os 90 minutos também causa alguma estranheza, uma vez que o argentino acusou o desgaste físico e rapidamente perdeu a lucidez tática. 

O árbitro 

O lance de maior dúvida da partida será aquele em que João Pinheiro entendeu que Marlon derrubou João Mário na grande área, motivando a marcação de uma grande penalidade. O lance é sempre discutível por conta da tal questão da intensidade do toque. Fora isso, soube controlar o jogo. 

Leia Também: Roger Schmidt admite possível saída de Odysseas: "Vamos ver..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Galeno despede-se do FC Porto com emoção: "Estão a cair lágrimas"

FC Porto

Galeno despede-se do FC Porto com emoção: "Estão a cair lágrimas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente1922
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15AVS1918
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Esqueceram-se do Fiat Topolino em Portugal?

Fiat

Esqueceram-se do Fiat Topolino em Portugal?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas