O futuro de Iván Jaime está prestes a ser 'desbloqueado'. Depois de uma longa novela de verão, onde foi apontado a vários clubes, o médio ofensivo espanhol de 22 anos vai mudar-se para o FC Porto, assinando um contrato de longa duração e ficando 'blindado' por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Trata-se, assim, de um final feliz, depois de muitos avanços e recuos.
Iván Jaime cedo começou a ser colocado na rota dos grandes, com especial predominância para FC Porto e Sporting. O 'assédio' intensificou-se de tal maneira, neste verão, que o próprio jogador pediu ao treinador João Pedro Sousa para não jogar.
"A situação mantém-se a mesma. Converso muito com ele, evito aconselhá-lo num momento tão delicado. O conselho que lhe dou, e que ele cumpre à risca, é o trabalho. Está a trabalhar bem, está tudo bem com os colegas. Por questões de mercado, disse-me que não está disponível para competir, e, a partir daí, o assunto diz respeito à direção", afirmava o técnico do Famalicão, no passado sábado, antes da visita ao Sporting.
Apesar da recusa em competir em jogos oficiais, Jaime foi apoiado pelos responsáveis do Famalicão, não tendo sido João Pedro Sousa o único a manifestar-se. Também Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, fez questão de esclarecer a situação do jogador espanhol e admitiu que o mesmo estava perturbado.
"Em Famalicão, os contratos e os homens são respeitados. O mercado ativo e aberto cria algumas perturbações nos homens, que respeitamos. Percebemos que o Iván Jaime é assediado, e, estando o mercado em aberto, sendo o melhor jogador jovem da última temporada, é normal sentir-se perturbado com este assédio. Cabe-nos suportar o jogador, acarinhá-lo e protegê-lo", garantia, em declarações à rádio local Cidade Hoje.
Diamante espanhol para Conceição lapidar
Após três temporadas a dar nas vistas no Famalicão, o jogador espanhol, que pode atuar no meio-campo mais ofensivo ou no ataque, dá o 'salto' para a cidade Invicta, sabendo que não terá vida fácil no acesso ao onze de Sérgio Conceição. O treinador portista exige sempre mais aos reforços, tal como fez com os recém-chegados Nico González e Alan Varela, e Iván Jaime terá de fazer pela vida para poder ter minutos em campo.
O talento - esse, indiscutível - está lá, mas o jogador nascido em Málaga precisará de um tempo para se adaptar ao estilo de jogo portista e também de adquirir o ritmo competitivo necessário, numa altura em que o FC Porto já soma quatro jogos oficiais.
Com várias opções de peso com porta aberta para o onze, Iván Jaime precisará da aprovação de Sérgio Conceição, aliando o talento - reconhecido ao ser eleito o melhor jogador jovem da última edição do campeonato - com a capacidade de trabalho e de ajudar a equipa em momento defensivo.
Ver essa foto no Instagram
Cartão de visita no Dragão
O nome de Iván Jaime não é desconhecido por entre os adeptos do FC Porto, bem pelo contrário. Na memória está o belo golo do espanhol apontado em pleno Estádio do Dragão, na meia-final da Taça de Portugal, que apenas ficou resolvida com um outro grande golo de Otávio já no prolongamento. Curiosamente, o luso-brasileiro já não mora na Invicta e o seu lugar será ocupado por Jaime.
Ver essa foto no Instagram
De resto, Jaime marcou novamente contra o FC Porto, desta vez, em Vila Nova de Famalicão, apenas 16 dias depois, sendo estes os dois únicos golos na conta pessoal nas oito vezes em que enfrentou os azuis e brancos. Perdeu todos estes duelos, mas, agora, vai mudar-se para o outro lado e tentará confirmar que tem condições para se assumir numa equipa com maiores aspirações.
Contingente espanhol prestes a aumentar
Aos poucos, o contingente espanhol vai voltando a ter algum domínio no plantel do FC Porto. Aos já habituais Marcano e Toni Martínez, juntaram-se neste mercado Nico González (Barcelona) e Fran Navarro (Gil Vicente). Segue-se Iván Jaime, que vai elevar para cinco os jogadores espanhóis no plantel do FC Porto, sendo a terceira nacionalidade mais representada a apenas um elemento do contingente brasileiro (6).
Leia Também: Iván Jaime é o reforço que se segue para Conceição. Eis os detalhes