Sporting de Braga e Sporting defrontam-se, este domingo, a partir das 20h30, na Pedreira, num duelo relativo à 4.ª jornada da I Liga.
Dois clubes em euforia por razões distintas. Se os minhotos chegam a esta ronda após garantirem a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, os leões mantêm-se imparáveis no campeonato, somando por triunfos todos os jogos realizados no presente campeonato.
No Estádio Municipal de Braga, a equipa de Rúben Amorim tem a vantagem nos duelos contra a equipa de Artur Jorge: 35 triunfos em 75 partidas. Por sua vez, os minhotos têm 26 vitórias. Na última vez que os clubes se encontraram, o Sporting venceu por 5-0.
Treinadores em discurso direto
Artur Jorge
Sobre o Sporting: "O objetivo imediato que tínhamos para agosto, com a tentativa de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, foi conseguido com sucesso, com quatro vitórias em quatro jogos. Esta equipa tudo fez por conseguir esse objetivo. Nesta altura viramos as atenções para o campeonato. Vamos fazer o nosso terceiro jogo, com uma vitória e uma derrota, agora vamos ter pela frente um adversário de grande valia. Sabemos quais são as suas reais capacidades e tudo faremos para vencer o jogo. Temos de estar preparados e capazes de vencer o jogo".
Estratégia: "Quero potenciar esta vitórias, que nos permitiram o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, para que a equipa possa estar animicamente mais forte, mais motivada e confiante. Foi um extremamente difícil alcançar este objetivo e agora queremos tirar partido do momento emocional da equipa. Houve trabalho, empenho e compromisso dos jogadores. É tudo isso que quero que esteja em campo contra o Sporting, um adversário que terá certamente a mesma ambição que nós. Procuraremos ser iguais a nós próprios para que os três pontos fiquem do nosso lado".
Sporting melhor: "Não me compete a mim avaliar se o Sporting está mais forte do que na época passada, interessa-me é saber que temos de ter um Braga mais forte para vencer".
Rúben Amorim
Paulinho, Nuno Santos e Pote desiludidos por não irem à seleção: A seleção não deve ser para ajudar jogadores que estão em momentos maus nem para premiar os que estão em momentos bons. A seleção deve ser um objetivo dos melhores jogadores, que devem lá ir. Por vezes, acontece que há um estilo de jogo em que jogadores que estão em grandes condições não encaixam. Os jogadores do Sporting têm de ir porque merecem, e merecem, e, depois, têm de encaixar na ideia do selecionador e estar à frente de outros jogadores. Não deve ser um prémio nem para ajudar jogadores psicologicamente, porque é sempre um momento-chave na carreira, todos gostam de ir à seleção. Os jogadores do Sporting não devem ter esse prémio, devem ter a oportunidade de defender a seleção.
Mercado da Arábia Saudita continua aberto: Não me parece que seja... Não tem a ver com a qualidade. O João Palhinha, por exemplo, fez aqui um grande trajeto, mas foi com um campeonato com outra visibilidade, o valor disparou e esteve quase no Bayern Munique. Há jogadores do Sporting que vão chegar a esse patamar, mas não me parece que os clubes da Arábia Saudita olhem primeiro para Portugal para ir buscar jogadores neste momento. Nesse aspeto, estou descansado. Depois, as cláusulas são algo elevadas. Para a Arábia Saudita, se calhar, não são tão elevadas, mas não me parece que seja fácil. Por isso, estou tranquilo. Quando há cláusulas e são batidas, o clube não pode fazer nada.
Balanço do mercado: O plantel está ao nível dos três rivais, porque o treinador do Sporting de Braga já assumiu que quer lutar pelo título. Tem essa experiência e jogadores com mais títulos do que nós. Estamos ao nível dos nossos rivais. Temos potencial para isso. São plantéis diferentes, temos muita juventude, mas também alguns jogadores com experiência. Estou muito satisfeito também pela forma calma e focada com que foi feito o mercado. Estou bastante satisfeito. Tenho de pagar um jantar ao Hugo Viana, que bem merece pelo mercado que fez.
Últimos onzes
Sp. Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, José Fonte, Adrián Marín, André Horta, Vitor Carvalho, Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma, Abel Ruiz.
Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres, Paulinho.
Útimos resultados
Sp. Braga: V-V-V-V-D
Sporting: V-V-V-D-V
Ausências
Sp. Braga: -
Sporting: Jeremiah St. Juste
Leia Também: Al Musrati dá nas vistas na Champions e suscita interesse em França