"Inaceitável". Jogadores da seleção espanhola condenam Luis Rubiales

Os capitães da seleção masculina de futebol - Morata, Azpilicueta, Rodri e Asensio - leram um comunicado onde condenam as ações de Luis Rubiales.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto/Lusa
04/09/2023 18:37 ‧ 04/09/2023 por Notícias ao Minuto/Lusa

Desporto

Espanha

Minutos antes do início do primeiro treino da seleção nacional espanhola, na preparação do jogo com a Geórgia, Álvaro Morata, César Azpilicueta, Rodrigo Hernández e Marco Asensio, capitães da seleção principal, compareceram perante os meios de comunicação social, esta segunda-feira, para ler uma comunicado em nome de todo o plantel.

Nele, condenam Luis Rubiales e dizem que o presidente (suspenso) da RFEF "não esteve à altura" do seu cargo. 

Após os acontecimentos em Sydney, seguiram-se inúmeras críticas a Rubiales, que disse que não iria abandonar o cargo, o que provocou um novo pico de contestação e extremar das posições, com as jogadoras da seleção a anunciarem não estarem disponíveis para voltarem a representar Espanha, enquanto os atuais dirigentes da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se mantiverem nos cargos.

Onze membros da equipa técnica do selecionador feminino, Jorge Vilda, apresentaram a demissão. Por seu lado, o técnico condenou o "comportamento impróprio" do presidente da RFEF.

Leia o comunicado na íntegra: "Em primeiro lugar, queremos expressar mais uma vez o nosso orgulho e as nossas mais sinceras felicitações à seleção feminina pela conquista do Campeonato do Mundo em Sydney. Um marco histórico cheio de significado que marcará um antes e um depois no futebol feminino espanhol, inspirando muitas mulheres com uma vitória de valor incalculável. Por este motivo, queremos manifestar o nosso pesar e a nossa solidariedade para com as jogadoras que viram o seu êxito manchado.

-Queremos repudiar o que consideramos ser um comportamento inaceitável por parte do Sr. Rubiales, que não esteve à altura da instituição que representa.

-Estamos firme e claramente do lado dos valores que o desporto representa. O futebol espanhol deve ser um motor de respeito, inspiração, inclusão e diversidade e deve dar o exemplo com a sua conduta dentro e fora do campo.

-A partir de hoje, temos pela frente um estágio decisivo para o futuro do futebol espanhol, a caminho da qualificação para o Euro2024, com dois jogos contra a Geórgia e Chipre. Gostaríamos de poder concentrar-nos nas questões desportivas a partir de agora, dada a importância dos desafios que temos pela frente."

Leia Também: Rubiales quebra o silêncio após polémica: "Repito, houve consentimento"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas