Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

RFEF pede desculpa ao mundo: "Os atos de Rubiales não nos representam"

Pedro Rocha, que substituiu Luis Rubiales no cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, não deixou nada por dizer num comunicado divulgado esta terça-feira.

RFEF pede desculpa ao mundo: "Os atos de Rubiales não nos representam"
Notícias ao Minuto

14:14 - 05/09/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Espanha

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), presidida atualmente por Pedro Rocha, após a suspensão de Luis Rubiales, divulgou um longo e forte comunicado, esta terça-feira, a pedir desculpas ao mundo no geral, tendo deixado claro que não se vê representada nos atos que rapidamente se tornaram polémicos aquando dos festejos da conquista do Mundial Feminino, há sensivelmente duas semanas.

O organismo que tutela o futebol espanhol garantiu ainda que está a trabalhar em cooperação com as autoridades no sentido de encontrar a melhor solução e também de limpar a imagem de Espanha, que ficou manchada por um ato individual e que apenas deveria resumir Luis Rubiales, não a sociedade espanhola na sua generalidade.

"Sentimo-nos especialmente tristes e envergonhados pela dor e sofrimento adicional que tudo isso causou. Lamentamos que este incidente tenha impactado negativamente o que deveria ter sido uma celebração contínua do futebol, tanto da nossa seleção nacional, como das 'leoas' de Inglaterra, que eram rivais e foi tudo verdadeiramente extraordinário numa final emocionante", pode ler-se no comunicado.

Recorde-se que, na entrega das medalhas, Luis Rubiales foi apanhado a beijar Jenni Hermoso na boca, sem o seu consentimento e, embora a atleta tenha desvalorizado e até brincado com o assunto numa fase inicial, rapidamente gerou controvérsia um pouco por todo o mundo, conduzindo a um coro de críticas ao presidente da RFEF - entretanto suspenso - exigindo-se a sua demissão, algo que o próprio já garantiu que não irá fazer.

Confira o comunicado na íntegra:

"A Real Federação Espanhola de Futebol, através do seu Presidente, Sr. Pedro Rocha, considera fundamental solicitar as mais sinceras desculpas a todo o futebol mundial, às instituições do futebol (FIFA, UEFA, FN), dos futebolistas, especialmente dos jogadores da seleção espanhola de futebol e seleção inglesa de futebol, as demais agentes envolvidas no futebol e adeptos ao redor do mundo, para o comportamento totalmente inaceitável do seu mais alto representante institucional durante a final e nos momentos subsequentes, o que não corresponde de forma alguma aos valores da sociedade espanhola como um todo, de suas instituições, de seus representantes, de seus atletas e do líderes desportivos espanhóis. A sociedade espanhola é um exemplo de tolerância e civilidade, em todas as áreas sociais e políticas e tem sido um exemplo de comportamento desportivo, como demonstrado durante décadas em todos os eventos desportivos em que participou; e que a nobreza e a reputação internacional da nossa sociedade em Espanha ficou manchada nos últimos dias pela atuação de Luis M. Rubiales.

Os danos causados ​​ao futebol espanhol, ao desporto espanhol, à sociedade espanhola e os valores do futebol e do desporto como um todo têm sido enormes. A RFEF quer transmitir a toda a sociedade e a todo o futebol mundo o seu maior pesar pelo que aconteceu e que manchou a nossa seleção, ao nosso futebol e à nossa sociedade. Nós sentimos profundamente entristecido pelos danos causados ​​e, portanto, deste RFEF Devemos pedir desculpas sinceramente e assumir um compromisso firme. e absoluto que eventos como estes nunca mais poderão acontecer avançar.

Tanto os órgãos dirigentes do mundo do futebol -FIFA- como o órgãos responsáveis ​​pelo esporte em nível estadual - Conselho Superior de CSD Desportivo e Tribunal Administrativo do Desporto TAD- adotaram imediatamente as medidas correspondentes, abertura imediata de processo disciplinar contra o Sr. Luis Rubiales e que implicou, no caso da decisão da FIFA, a suspensão imediata do suas funções como presidente da RFEF. A RFEF está a facilitar todo o apoio documental e administrativo exigido tanto órgãos disciplinares para poder ter uma resolução de uma maneira definitivo o mais rapidamente possível para compensar os danos causados.

Ganhar o Campeonato do Mundo foi um dos momentos de maior orgulho do história da Federação Espanhola e um dos momentos mais importantes do desporto espanhol, do futebol feminino, sem dúvida. A atuação do Sr. Rubiales, tanto naquele momento como nas horas seguintes, não é aceitável sob quaisquer circunstâncias e por esta razão a RFEF retirou imediatamente do seu site todas aquelas comunicações inadequadas e sem sentido que não valorizou o que foi conseguido pela seleção nacional e não teve em conta as declarações da jogadora sobre esses eventos.

Os atos do Sr. Rubiales não representam os valores defendidos pelo Federação Espanhola, nem os valores da sociedade espanhola como um todo e as suas ações devem ser atribuídas única e exclusivamente a ele, pois ele é o único responsável por seus atos perante a sociedade, perante os órgãos desportivos e, se for o caso, perante a justiça.

Para ser claro, esta posição era a do Sr. Rubiales, não a da RFEF. Sentimo-nos especialmente tristes e envergonhados pela dor e sofrimento adicional que isso causou. Lamentamos que este incidente tenha impactado negativamente o que deveria ter sido uma celebração contínua do futebol, tanto dos nossos seleção nacional, bem como as “Leoas” da Inglaterra, que eram rivais Verdadeiramente extraordinário numa final emocionante.

Na segunda-feira, 28 de agosto de 2023, a RFEF emitiu comunicado no qual os presidentes das Federações Autónomas exigiram por unanimidade a renúncia do Sr. Rubiales como Presidente da RFEF devido à sua conduta imprópria. Foi também anunciada uma revisão das estruturas actuais diretrizes da organização, que ainda está em andamento.

Neste sentido, para proteger o futebol espanhol e garantir que estes comportamentos não são repetidos, um investigação exaustiva dos factos e medidas subsequentes adotado pelo Sr. Rubiales. Ao mesmo tempo, o conjunto de presidentes das federações membros da Federação Espanhola, Exigiram a renúncia imediata do presidente e comprometeram-se a Realize uma revisão completa de todas as políticas e procedimentos da organização. O compromisso de todos eles é unânime e firme em ter nos próximos dias todo um conjunto de ações que melhorar a governação da Federação Espanhola de Futebol e permitir reparar, na medida do possível, os danos causados. A RFEF deve agir em coordenação com o Conselho Superior do Desporto para servir os interesses gerais do desporto espanhol"

Em privado, enviamos às autoridades e instituições relevantes esta declaração que agora tornamos pública. Por fim, quero parabenizar mais uma vez a nossa equipa pelo histórico triunfo, reconhecendo o impacto e o legado que sua vitória terá no futuro do futebol espanhol. Estamos convencidos de que o seu espírito inspirou milhões de pessoas de todas as idades, e não podemos ser mais orgulhosos da forma como se comportaram, tanto internamente como fora do campo de jogo. No devido tempo, pretendo devolva-lhes os holofotes e comemore suas conquistas como merecem.

Pedro Rocha
Presidente da RFEF"

Leia Também: 'Caso Rubiales'. Boquete questiona posição da seleção espanhola masculina

Leia Também: Rubiales quebra o silêncio após polémica: "Repito, houve consentimento"

Leia Também: "Inaceitável". Jogadores da seleção espanhola condenam Luis Rubiales

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório