"O Galeno é cada vez mais um jogador chave para o FC Porto"

Antigo colega de equipa do extremo brasileiro acredita que a aposta de Sérgio Conceição é para manter, até porque agora a preparação é muito maior. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Luís Mata também recorda o lado mais tímido de Galeno nos primeiros tempos de FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
15/09/2023 08:03 ‧ 15/09/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

Galeno é uma das apostas de Sérgio Conceição para a nova temporada, e os números não mentem. O extremo brasileiro realizou todos os minutos desta nova época 2023/24, contabilizando um golo e uma assistência, algo que, para Luís Mata, antigo capitão da equipa B do FC Porto, não é surpreendente. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o lateral-esquerdo português, atualmente ao serviço dos polacos do Zaglebie Lubin, considera que Galeno é já um "jogador fundamental" nesta nova versão do FC Porto e lembra a "timidez" do antigo colega de equipa nos primeiros tempos no Olival. 

"Acho que é normal esta aposta crescente em Galeno por parte de Sérgio Conceição, porque é algo que costuma fazer, por norma, no plantel. Os jogadores que chegam, e que no primeiro ano não jogam tanto, sabem que se trata mais de um período de adaptação para perceber quais são as dinâmicas e aquilo que Sérgio Conceição quer. O Galeno tem muita qualidade e cada vez mais é um jogador chave para o FC Porto", começa por explicar Luís Mata, que não tem dúvidas em afirmar que o extremo brasileiro tem qualidade mais do que suficiente para agarrar com unhas e dentes o lugar de titular indiscutível. 

"Acredito que o Galeno está mais preparado, agora, visto que já está completamente enquadrado com aquilo que Sérgio Conceição pede a um extremo, seja ofensivamente como defensivamente. Tem muita qualidade, e, com um treinador como Sérgio Conceição, é preciso fazer o que ele pede", vinca o jogador português de 26 anos que fez praticamente toda a formação no FC Porto. 

Galeno já teve, esta época, de tomar conta da totalidade do flanco esquerdo do FC Porto, como solução improvisada de Conceição, mas esta é uma missão que Luís Mata acredita que poderá ser feita de forma mais regular, tanto por Galeno, como por Pepê. 

"O Galeno já fez, em alguns jogos, o corredor esquerdo sozinho, e acho que ele, sendo rapidíssimo, tem essa facilidade, tal como o Pepê. São jogadores que desequilibram nos duelos individuais e que são muito rápidos. Mesmo quando não estão tão bem posicionados, essa rapidez faz com que ganhem a posição", vaticina. 

Luís Mata e Galeno foram colegas durante duas temporadas, entre 2016 e 2018, e o jogador nascido no Porto não esquece o lado mais introvertido do brasileiro, que, dentro de campo, se transformava num autêntico quebra-cabeças para qualquer adversário. 

"O Galeno, naquela altura, era muito tímido, mas viu-se logo a qualidade dele. Essa timidez ficava no balneário porque, sempre que entrávamos em campo, já se destacava pela sua velocidade e pela sua qualidade no um para um", lembra Mata. 

Otávio? É preciso dar tempo aos reforços 

Questionado sobre o impacto da ausência de Otávio, que deixou o FC Porto para assinar pelo Al Nassr, o antigo capitão da equipa B entende que a herança do luso-brasileiro é muito pesada, mas pede tempo aos médios contratados no verão. 

"Neste momento não vejo ninguém no FC Porto capaz de fazer aquilo que o Otávio fazia: tinha mais qualidade no passe em profundidade e ia buscar a bola à defesa. Mas também temos de dar tempo a estes médios novos que chegaram e que podem assumir o lugar do Otávio", remata Luís Mata. 

Leia Também: Conceição e a expulsão na Supertaça: "Não sabia que era eu. Já passou"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas