O FC Porto deixou para trás o empate concedido na receção ao Arouca, antes da pausa para compromissos internacionais, e regressou, esta sexta-feira, aos triunfos, ao visitar e derrotar o Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, por 0-1.
Um encontro (novamente) muito complicado para os homens de Sérgio Conceição, que, pese embora as (muitas) novidades promovidas pelo treinador, continuam a não conseguir convencer, e ainda só sabem o que é vencer pela margem mínima, em 2023/24.
Os dragões até entraram bem, com alta intensidade e muitos jogadores envolvidos no ataque, mas viram-se, 'traídos' pela sorte, visto que perderam Iván Marcano e Evanilson, devido a lesão, logo aos oito e aos 15 minutos de jogo.
Pelo meio dos percalços, o árbitro, João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, assinalou grande penalidade por falta de Pepe sobre Léo Jabá, mas reviu as imagens, por indicação do VAR, e acabou por recuar na decisão
Foi então que, perante as dificuldades, Mehdi Taremi, que tinha 'saltado' do banco para o lugar de Evanilson, recebeu um passe de Pepe, 'bailou' sobre um adversário e rematou para o fundo das redes à guarda de Bruno Brígido, no golo que acabaria por fazer a diferença.
Se a primeira parte foi 'tremida' para os dragões, a segunda não foi nada melhor. De tal maneira que as únicas oportunidades que houve a registar pertenceram aos homens de Sérgio Vieira, que só não provocaram a surpresa
Depois de, à beira do apito para o intervalo, Diogo Costa ter negado o golo a Ronald Pereira, Alan Varela quase o 'traiu', aos 69 minutos. Aos 73 minutos, Ronaldo Tavares, completamente solto, cabeceou por cima. E, aos 90, Alan Varela redimiu-se, ao 'roubar' um golo certo a Régis.
Com este resultado, o FC Porto passa a somar 13 pontos, o que o deixa na liderança isolada da I Liga, com três pontos de vantagem sobre Boavista e Sporting, que ainda vão defrontar Desportivo de Chaves e Moreirense, respetivamente. Já o Estrela da Amadora, é 13.º classificado, com quatro pontos.
Figura
À quinta, foi de vez. Depois do 'vai-não-vai' do mercado de transferências de verão, fruto das negociações com o AC Milan, Mehdi Taremi marcou, por fim, o primeiro golo da nova temporada. Rendeu o lesionado Evanilson, aos 15 minutos, marcou, aos 29, e deu toda uma outra clarividência ao jogo azul e branco.
Surpresa
Naquela que é a primeira temporada no principal escalão do futebol português, Ronald Pereira continua a somar boas exibições. Desta feita, foi uma constante 'dor de cabeça' para o FC Porto, e, à beira do apito para o intervalo, chegou mesmo a ameaçar o golo, após um lance 'maradoniano' que só Diogo Costa travou.
Desilusão
Mais um jogo mal conseguido da parte de Wendell. O brasileiro entrou para o lugar do lesionado Iván Marcano, aos oito minutos, e viu o cartão amarelo ainda antes do apito para o intervalo. Pelo meio, registaram-se várias abordagens questionáveis, que deixam à vista o motivo pelo qual continua a não convencer Sérgio Conceição.
Treinadores
Sérgio Vieira: 'Agressividade' foi a palavra de ordem, no Estrela da Amadora, quer sem bola, como com ela. Os homens da casa recusaram colocar o 'autocarro à frente da baliza' e somaram diversas oportunidades para surpreender o FC Porto, especialmente, quando a bola chegou ao 'endiabrado' Ronald Pereira.
Sérgio Conceição: Depois das dificuldades sentidas no arranque da temporada, o treinador do FC Porto inovou, mudou mais de meia equipa e assentou-a num 3x5x2. No entanto, ao fim de 15 minutos, já o treinador se tinha visto obrigado a retirar Iván Marcano e Evanilson, devido a lesão. A vitória aceita-se, mas esta equipa continua a não conseguir convencer.
Árbitro
Noite muito complicada para João Pinheiro, especialmente, na primeira parte, que contou com diversos episódios dignos de relato. Aos cinco minutos, assinalou grande penalidade por falta de Pepe sobre Léo Jabá, mas reviu as imagens e voltou (e bem) atrás. Aos 29 minutos, não marcou (e bem, também) falta de Pepe, no lance que dá origem ao golo de Mehdi Taremi, pelo que o balanço final acaba por ser positivo.
Leia Também: Taremi marcou o primeiro golo da época. Estrela pediu falta de Pepe