Numa tarde de Taça de Portugal, houve futebol de Norte a Sul, passando pelas Ilhas, para todos os gostos. A 2.ª eliminatória não teve grandes surpresas, neste sábado. Passa para a próxima fase o Marítimo, Leixões, Nacional, AVS, O Elvas, Lank Vilaverdense, Rebordosa e Pevidém.
Começando pelo fim, a equipa de Guimarães conseguiu vencer um emblema de uma divisão superior. Um golo solitário, aos 102 minutos, já no prolongamento, deu a vantagem ao Pevidém sobre o Trofense, da II Liga.
O resultado mais alargado da tarde foi obtido no Parque de Jogos do Brito, na cidade de Guimarães, na receção do Ponte ao Lank Vilaverdense, da II Liga. A equipa visitante ganhou por 5-0, sem apelo nem agrafo.
Já o resultado mais discutido aconteceu num dérbi madeirense. O Portossantense, de Câmara de Lobos, deu trabalho ao Nacional, da II Liga, e chegou a empatar 2-2 com os nacionalistas. A equipa de Tiago Margarido acabou por ganhar 2-4 no final do encontro. Chucho Ramírez saltou do banco para 'bisar' na partida.
O outro grande rival da Madeira, o Marítimo, também venceu nesta eliminatória, na casa do Fabril do Barreiro, por 1-3. Bruno Xadas, Lucas Silva e Carimo Conté, na própria baliza, marcaram os golos dos maritimistas.
Um golo de Carlos Daniel nos descontos deu hoje a vitória (1-0) ao AVS, da II Liga de futebol, em inferioridade numérica desde os 78 minutos, frente ao Louletano, do Campeonato de Portugal, para a Taça de Portugal.
A formação da Vila das Aves celebrou a passagem à terceira ronda da prova com um tento do avançado brasileiro aos 90+4 minutos, mas teve uma exibição desinspirada e não conseguiu demonstrar em campo a diferença competitiva de dois escalões entre os dois planteis.
Já o Leixões, da II Liga, venceu hoje no terreno do São João de Ver, emblema que milita no Campeonato de Portugal, por 1-0, e segue para a terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol.
O golo do extremo georgiano Avto, aproveitando um erro da defensiva adversária, aos 66 minutos, sentenciou uma partida pobre em oportunidades de golo, apesar do claro favoritismo dos leixonenses.
Os alentejanos do Elvas venceram o UD Lanheses, por 1-0, e o Rebordosa venceu no reduto do Tocha, por 2-4.