Jorge Ribeiro vê águias melhores a partir do Bessa

O campeão nacional Benfica tem aperfeiçoado processos desde a derrota na estreia com o Boavista, admite o ex-futebolista Jorge Ribeiro, falando num clássico "interessante" frente ao FC Porto, na sexta-feira, da sétima ronda da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/09/2023 08:46 ‧ 27/09/2023 por Lusa

Desporto

Benfica-FC Porto

"O Benfica já tem uma dinâmica da época transata e continua a praticar bom futebol. Fez contratações sonantes em termos de valor de mercado e está cada vez a melhorar mais desde o jogo no Bessa. Acho que o Benfica é sempre uma equipa a temer. É a realidade das coisas. A do FC Porto também é. Por isso, vai ser um desafio muito bom, no qual as equipas estão preparadas e já sabem mais ou menos aquilo que os treinadores querem", antecipou à agência Lusa o ex-defesa das 'águias', entre 1999 e 2002 e de 2008 a 2011.

O Benfica, terceiro colocado, com 15 pontos, recebe o FC Porto, que reparte a liderança com o Sporting, ambos com 16, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, no primeiro encontro entre 'grandes' da nova época a contar para o campeonato.

Os campeões nacionais saíram derrotados em nove dos 20 clássicos realizados na I Liga desde a abertura do novo recinto 'encarnado', mas Jorge Ribeiro sente que esse dado só entra no subconsciente dos 'dragões', que até iniciaram 2023/24 a perder com o conjunto treinado pelo alemão Roger Schmidt na Supertaça Cândido de Oliveira (2-0), em Aveiro.

"São duas equipas muito boas, que vão procurar sempre alcançar um resultado positivo. Isso é o normal, apesar de a Supertaça ter sido só um jogo e numa fase inicial da época. Agora, não há jogos iguais. Estamos a falar do campeonato, há mais minutos nas pernas de cada equipa e prevejo um jogo muito interessante, no qual o Benfica tem o fator casa para explorar mais", vincou, detetando maior entrosamento dos reforços "com a ideia do treinador" para que a pressão alta do FC Porto possa ser superada "de forma diferente".

A janela de transferências ficou marcada pelo regresso de Ángel Di María à Luz 13 anos depois, com o extremo a ser o segundo elemento mais preponderante das 'águias', logo atrás do avançado Rafa, com cinco golos marcados e duas assistências em sete duelos.

Durante a sua segunda passagem pelo Benfica, Jorge Ribeiro coincidiu com o campeão mundial pela Argentina, cuja ausência no êxito na visita ao Portimonense (3-1), da última ronda, por lesão, devolveu à titularidade o brasileiro David Neres, que marcou e assistiu.

"Estamos a falar de atletas de grande qualidade. O Benfica tem um plantel vasto e toda a gente quer jogar, mas só podem atuar 11. Não estou lá para ver o trabalho dia a dia, que mostra quem jogará no fim de semana, mas presumo que o Roger Schmidt faça por isso. Agora, há jogadores com propósitos ofensivos que não defendem tão bem. Pode ser por aí [a definição do 'onze' inicial], mas cabe ao treinador antever essa situação", observou.

O ex-defesa internacional português, de 41 anos, vê João Neves e o turco Orkun Kökçü, contratação mais cara da história do clube, a "partirem na frente" para comporem o meio-campo das 'águias', que viram sair três referências da reconquista do título de campeão.

Se o espanhol Bernat "é uma mais-valia" para substituir o compatriota Grimaldo no flanco esquerdo da defesa, o guarda-redes ucraniano Anatoliy Trubin, que foi titular nos últimos três jogos, e o avançado brasileiro Arthur Cabral "ainda precisam de ambientação" para pacificarem as sucessões do grego Vlachodimos e de Gonçalo Ramos, respetivamente.

"Eu acho que o Vlachodimos era um excelente guarda-redes. O Trubin é jovem e requer tempo para se adaptar ao país e à I Liga, sendo que defendeu um penálti no último jogo. Quando fui jogar para o estrangeiro, a minha adaptação não foi fácil. As pessoas têm de compreender isso, mas, com esse tempo, penso que ele pode ser um excelente guarda-redes e um caso sério", definiu o vencedor de uma Taça da Liga pelo Benfica (2008/09).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Taça de Portugal

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas