Mesmo com um forte apoio vindo das bancadas e até a presença de Marcelo Rebelo de Sousa em Saint-Ettiene, neste domingo, a seleção portuguesa de rugby foi incapaz de vencer a seleção australiana. Perdeu por 34-14, após um início prometedor de jogo.
Portugal conseguiu o primeiro ensaio aos 11 minutos, por Pedro Bettencourt, e até esteve na frente do encontro, por 7-3. Porém, uma admoestação para o mesmo Pedro Bettencourt, aos 15', deixou a seleção nacional com menos um elemento. A seleção nacional sofreu três ensaios seguidos enquanto estava em inferioridade numérica.
Aos 19', o árbitro informou os capitães de equipa que Bettencourt podia voltar ao campo, já que não havia lugar a vermelho para o atleta português.
Portugal esteve perto de conseguir um segundo ensaio, aos 36 minutos, mas a após a revisão da equipa de arbitragem foi revertido. As duas equipas foram para o intervalo com uma vantagem de 24-7 favorável aos australianos.
No início da segunda parte, a Austrália conseguiu mais um ensaio e resfriou as esperanças dos 'lobos' nacionais. Os portugueses ainda conseguiram um ensaio a 20 minutos do final... mas acabou por ser anulado após revisão. A dado momento, dois australianos viram cartões amarelos - Portugal jogava com mais dois elementos - mas, mesmo assim, o sentido do jogo não se alterou.
Até ao final, Rafael Simões conseguiu outro ensaio para Portugal. O resultado final fixou-se em 34-14. O apuramento para a próxima fase da competição já está fora de questão, mas ainda há um encontro contra as ilhas Fiji, em Toulouse, no dia 8 de outubro. A Austrália subiu ao segundo lugar, o País de Gales é primeiro e já está apurado no Grupo C.
Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa fala em percurso excecional dos lobos no Mundial