Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Barcelona: O pesadelo de Pepe em derrotas e... cartões

Foi contra os culés que Pepe mais perdeu na sua já longa carreira. O defesa está em dúvida para o encontro de quarta-feira.

Barcelona: O pesadelo de Pepe em derrotas e... cartões
Notícias ao Minuto

08:02 - 02/10/23 por David Silva

Desporto FC Porto

Os 'culés' podem reencontrar um 'velho conhecido' na próxima quarta-feira. Há já sete anos que Pepe não joga contra o Barcelona, desde uma vitória do Real Madrid, por 2-1, sobre os culés em abril de 2016. Mas as limitações físicas recentes do defesa-central colocam algumas dúvidas sobre a participação do internacional luso na partida da Liga dos Campeões.

Nove derrotas, 14 amarelos e um vermelho

O histórico de Pepe contra o Barcelona é curioso. Em mais de 20 anos de carreira, o clube que mais vezes defrontou é o Barcelona. Encontrou os catalães por 23 vezes, o mesmo número que o Sporting, mas tem mais minutos disputados contra os culés. Em muito contribui para isso o facto de ter jogado durante dez anos no Real Madrid. 

Mas o Barcelona pode ser considerado também o pesadelo de Pepe, já que é o clube que mais vezes venceu o defesa-central - em nove ocasiões, na sua maioria durante os anos 'dourados' de Pep Guardiola à frente do clube. 

Além disso, é também o clube enfrentado com o pior registo disciplinar para Pepe. Viu 14 cartões amarelos e um vermelho, (nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 2010/11) algo distante do historial contra o Benfica - nove amarelos e dois vermelhos. 

Um registo que levou a um momento de boa disposição de Xavi, treinador do Barcelona, em conferência de imprensa, nesta semana. Disse que não "temia" pela integridade física dos seus jogadores, quando questionado pelo reencontro com Pepe, na Liga dos Campeões, e Sergio Ramos, na La Liga.

Problemas físicos colocam ponto de interrogação

Apesar da ânsia (dependendo da perspetiva) de muitos em ver Pepe a jogar de novo contra o Barcelona, a verdade é que isso pode nem sequer acontecer na próxima quarta-feira, devido à lesão que o defesa-central sofreu (um edema no gémeo) e que o afastou do Clássico com o Benfica, na última sexta-feira.

Conceição não afastou por completo a recuperação de Pepe para o referido jogo, mas acabou por não viajar com a comitiva para a Luz. As limitações físicas do defesa-central tinham até motivado uma 'indireta' de Sérgio Conceição ao departamento médico do FC Porto. Quando questionado sobre a ausência do defesa, diante do Gil Vicente, remeteu explicações para o médico Nélson Puga. 

"É preciso perguntar ao departamento médico. Fez um exame hoje e ficou fora do jogo. Perguntem ao doutor [Nélson] Puga, que ele saberá", afirmou Conceição no pós-jogo. Iván Marcano também está lesionado. O técnico do FC Porto poderá ter de apostar de novo na dupla David Carmo-Fábio Cardoso para contrariar o Barcelona. Zé Pedro não está inscrito para a Liga dos Campeões.

Leia Também: Xavi Hernández foi questionado sobre reencontro com Pepe e desatou a rir

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório